Kiev

Por Felipe Araújo
Localizada às margens do Dniepre, rio com cerca de 2.290 km de extensão, Kiev é capital e maior cidade da Ucrânia. Seu território fica na região centro-norte do país, além de ser uma das mais velhas cidades do continente europeu.

De acordo com dados do governo ucraniano, o número de habitantes de Kiev referente ao início de 2009 era de 2.765.500. Houve um pequeno aumento no número de pessoas no território de Kiev, pois, no censo realizado em2001, a cidade contabilizava 2.611.300 habitantes.

A capital da Ucrânia é sede do governo do óblast (subdivisão administrativa e territorial) de Kiev. Apesar disso, suas leis são subordinadas à central do governo do país. As características da cidade atraem turistas e investidores. Kiev conta com grandes indústrias de tecnologia de ponta, centros científicos, escolas, universidades, monumentos históricos e um dos melhores sistemas de transporte em escala global, o metrô de Kiev, que faz o transporte diário de cerca de 1,38 milhões de pessoas e tem 50 estações.

Apesar do desenvolvimento encontrado na cidade, Kiev sempre foi um território que passou por altos e baixos. Está entre as cidades mais velhas da Europa Oriental e teve sua fundação no século V. Naquela época, a capital ucraniana era utilizada como um posto de comércio na região dos primeiros eslavos que habitaram a parte oriental da Europa. Com o passar o tempo, a cidade foi desenvolvendo-se e se tornou um grande centro da civilização eslava do oriente. Tornou-se um símbolo cultural e político, entre os séculos X e XII, do Principado de Kiev, também conhecido como Rússia Kievana.

No ano de 1240, o território foi invadido pelos mongóis e ficou sériamente destruído. Isso fez com que a cidade perdesse muito de sua influência política nos séculos posteriores. Naquela época, era tida como uma província irrelevante que se localizava na região periférica de uma área controlada pelos estados adjacentes que tinham mais poder como o Grão-Ducado da Lituânia, a Polônia e a Rússia.

Porém, o segundo período áureo da atual capital ucraniana veio com a Revolução Industrial da Rússia, que ocorreu nas últimas décadas do século XIX. Depois de anos de turbulência que a cidade enfrentou durante a Revolução Russa de 1917, Kiev torna-se uma importante cidade da República Socialista Soviética da Ucrânia, sendo consolidada como sua capital no ano de 1934.

Outro período obscuro tomou conta das terras de Kiev na época da Segunda Guerra Mundial. O território passou por diversos bombardeios e batalhas, terminando o conflito extremamente danificado. Porém, após o final da guerra, conseguiu se reerguer e tornou-se a terceira maior cidade da União Soviética. Após o fim da URSS, continuou a ser a capital da Ucrânia.

Fontes:
http://www.mfa.gov.ua/brazil/port/259.htm
http://oglobo.globo.com/boa-viagem/do-comunismo-efervescencia-uma-visita-agitada-kiev-5411691
http://m.tsf.pt/m/newsArticle?contentId=2571369&related=no
http://mapa-metro.com/pt/Ucr%C3%A2nia/Kiev/Kiev-Metro-Mapa.htm