Mielograma

Por Débora Carvalho Meldau
O mielograma, também chamado de medulograma, é um dos exames que avaliam a medula óssea.

Anatomicamente, a medula óssea está localizada no interior dos ossos. Deste modo, o mielograma e realizado por meio de uma punção óssea, seguida de aspiração, sendo necessária a aplicação de anestesia local (em certos casos, pode ser realizada uma sedação e/ou analgesia sistêmica). Os ossos no qual normalmente realiza-se este procedimento são: o ilíaco, o esterno e a tíbia (este em crianças). Outro exame complementar ao mielograma é a biópsia medular (BMO), feita por meio de técnica similar; contudo, é contra-indicada a realização desta no esterno, sendo habitualmente feita na crista ilíaca.

Por meio desta técnica, é possível avaliar e quantificar as células que originam os leucócitos (glóbulos brancos), hemácias e plaquetas, podendo ser utilizada para diagnóstico de determinadas neoplasias, como leucemia, displasias ou aplasias sanguíneas.

No link abaixo é possível assistir à um vídeo sobre o procedimento para realização do mielograma:

http://www.youtube.com/watch?v=ID8Y0cZAsXo

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mielograma
http://www.ameo.org.br/interna2.php?id=8

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.