Programa Apollo

O Programa Apollo foi um programa de exploração espacial criado pela NASA (National Aeronautic and Space Administration), a agência espacial americana com o intuito de levar o homem a Lua e trazê-lo de volta com segurança.

Idealizado pelo então presidente americano John F. Kennedy na década de 60, a história do programa Apollo se estendeu desde 1961, data em que Kennedy anunciou publicamente a meta americana de levar o homem à lua em 10 anos, até 1972 quando o projeto foi encerrado.

apollo programa logoA NASA tinha então apenas três anos de existência e foi preciso alguns anos até que o programa pudesse ser iniciado de fato. Então, após o programa Gemini (1965-1966) que preparou os cientistas da NASA para viagens e permanência fora da órbita terrestre, foi dada a largada para o programa que realizaria o maior feito da história do homem em 1967, data do primeiro lançamento.

Mas a estréia do programa foi bastante trágica. Um incêndio provocado por um curto circuito matou os três astronautas tripulantes da Apollo 1: Gus Grisson, Edward White e Roger Chaffee. O impacto deste incidente foi tanto que a NASA adiou as missões tripuladas para a lua, revendo enquanto isso todos os procedimentos que envolviam o programa.

Somente em 1968, foi feita uma nova excursão pela órbita da terra com uma aeronave tripulada, a Apollo 7. Mas ela ainda não tinha como destino a lua, era apenas para realizar alguns estudos de viabilidade para as missões seguintes.

Então, finalmente, em dezembro de 1968, foi lançada a Apollo 8, a primeira missão tripulada com destino à Lua desde a trágica Apollo 1. Mas, os astronautas Frank Borman, Willian Anders e James Lovell apenas deram algumas voltas em torno de nosso satélite e retornaram dois dias depois. No entanto, isso já significava uma grande vitória.

O feito mais esperado, o homem aterrissando na lua, só foi realizado em 20 de julho de 1969, quando Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins aterrissaram no solo lunar sob o olhar atônito de bilhões de pessoas que acompanhavam a missão havia quatro dias. Neil Armstrong entrou para a história como o primeiro homem a pisar na lua.

Após a grande conquista, e o cumprimento do desafio de Kennedy 9 anos depois, o Projeto Apollo ainda enviou mais 6 missões com destino à lua sendo que a última missão foi realizada em 1972 com a Apollo 17.

Arquivado em: Exploração Espacial