Exercícios - Aceleração Escalar

Lista de exercícios retirados de vestibulares sobre Aceleração Escalar.
Ler artigo Aceleração Escalar.


Exercício 1: (PUC-RIO 2010)

Um pequeno avião acelera, logo após a sua decolagem, em linha reta, formando um ângulo de 45o com o plano horizontal. Sabendo que a componente horizontal de sua aceleraçãoé de 6,0 m/s2, calcule a componente vertical da mesma. (Considere g = 10 m/s2)


Exercício 2: (PUC-RIO 2009)

O movimento de um objeto pode ser descrito pelo gráfico velocidade versus tempo, apresentado na figura abaixo.

Podemos afirmar que:


Exercício 3: (PUC-RIO 2008)

Um corredor de 100 metros rasos, ao cruzar exatamente a marca de 50,0 m, tem uma velocidade instantânea de 10,0 m/s. Nesse instante começa a soprar um vento contrário que cria uma aceleração total de -0,36 m/s² sobre o atleta. Qual a velocidade do atleta ao cruzar a faixa de chegada?


Exercício 4: (PUC-RIO 2008)

Um objeto em movimento uniforme variado tem sua velocidade inicial v0 = 0,0 m/s e sua velocidade final vf = 2,0 m/s, em um intervalo de tempo de 4s. A aceleração do objeto, em m/s², é:


Exercício 5: (UDESC 2008)

Um corpo repousa sobre uma superfície sem atrito, quando uma força constante de 1,0 N, paralela à superfície, movimenta-o com uma aceleração constante de 1,0 m/s². A força atua durante 1,0 s. A massa do corpo é, portanto, de:


Exercício 6: (UFPR 2010)

Em uma prova internacional de ciclismo, dois dos ciclistas, um francês e, separado por uma distância de 15 m à sua frente, um inglês, se movimentam com velocidades iguais e constantes de módulo 22 m/s. Considere agora que o representante brasileiro na prova, ao ultrapassar o ciclista francês, possui uma velocidade constante de módulo 24 m/s e inicia uma aceleração constante de módulo 0,4 m/s2, com o objetivo de ultrapassar o ciclista inglês e ganhar a prova. No instante em que ele ultrapassa o ciclista francês, faltam ainda 200 m para a linha de chegada. Com base nesses dados e admitindo que o ciclista inglês, ao ser ultrapassado pelo brasileiro, mantenha constantes as características do seu movimento, assinale a alternativa correta para o tempo gasto pelo ciclista brasileiro para ultrapassar o ciclista inglês e ganhar a corrida.