Exercícios - Atrito

Lista de exercícios de atrito estático e dinâmico, retirados de provas de vestibulares.
Ler artigo Atrito.


Exercício 1: (PUC-RIO 2009)

Dois blocos A e B cujas massas são mA= 5,0 kg e mB= 10,0 kg estão posicionados como mostra a figura ao lado. Sabendo que a superfície de contato entre A e B possui o coeficiente de atrito estático μ = 0,3 e que B desliza sobre uma superfície sem atrito, determine a aceleração máxima que pode ser aplicada ao sistema, ao puxarmos uma corda amarrada ao bloco B com força F, sem que haja escorregamento do bloco A sobre o bloco B. Considere g = 10,0 m/s2.


Exercício 2: (PUC-RIO 2008)

Uma caixa cuja velocidade inicial é de 10 m/s leva 5s deslizando sobre uma superfície até parar completamente. Considerando a aceleração da gravidade g = 10 m/s², determine o coeficiente de atrito cinético que atua entre a superfície e a caixa.


Exercício 3: (UDESC 2009)

O gráfico abaixo representa a força de atrito (fat) entre um cubo de borracha de 100 g e uma superfície horizontal de concreto, quando uma força externa é aplicada ao cubo de borracha.

Assinale a alternativa correta, em relação à situação descrita pelo gráfico.


Exercício 4: (UDESC 2008)

Um estivador empurra uma caixa em um piso plano com uma força horizontal F. Considerando que a caixa é deslocada com velocidade constante, é correto afirmar: