Evaporação

Por Emerson Santiago
É conhecido como evaporação o fenômeno que envolve a passagem de determinado material do estado líquido para o gasoso. Tal processo ocorre lentamente na superfície dos líquidos com a ascensão das massas d'água sob a forma de vapor. Ela é iniciada com o aquecimento do material por meio da ação do Sol ou então por meio manual. De modo mais específico, podemos dizer que o fenômeno acontece a partir da vaporização do líquido que se dá em uma superfície livre, a uma temperatura menor do que a temperatura de ebulição.

Podemos observar a evaporação próximo a rios, lagos e mares, quando suas águas se vaporizam à temperatura ambiente, dando origem às nuvens. Em ambientes áridos, a evaporação é mais drástica e evidente, "varrendo" determinados cursos d'água que muitas vezes servem para a manutenção de famílias que vivem nos arredores.

O processo responsável pela evaporação de um material tem início na grande energia cinética de algumas moléculas, sendo favorecida pelo aumento de temperatura, ou seja, quanto maior for a temperatura, as moléculas se movem mais depressa. Dependendo da grandeza de tal energia, para determinados materiais será mais fácil escapar para o meio externo. Quando a quantidade de moléculas que deixam o líquido for maior do que a quantidade de moléculas que entram, teremos como resultado a evaporação. Mas é importante lembrar que a rapidez do processo de evaporação depende ainda da tensão superficial do líquido. Os líquidos que possuem pequena tensão superficial evaporam com mais facilidade, e são conhecidos como "voláteis".

O fenômeno da evaporação da água é fundamental para o clima, pelo fato de que está diretamente relacionado com a formação das chuvas, pois, a água que evapora dos rios, lagos, oceanos e até do corpo humano, pelo suor, faz parte de sua composição. O vapor d'água em grandes altitudes é convertido ao formato líquido, no processo conhecido como condensação, provocando a chuva.

A evaporação, enfim, depende de vários fatores naturais, que são o tipo de material, a área de ocorrência, a temperatura, pressão do ar, umidade e vento. É um componente fundamental da mudança de energia dentro do sistema Terra-atmosfera, responsável pelos movimentos atmosféricos e também pelas variações climáticas.

Há ainda outro emprego para o termo evaporação, referente a um processo industrial que busca obter produtos com uma maior concentração de elementos sólidos. A prática envolve energia térmica aplicada a um líquido a uma pressão constante, elevando a temperatura até o ponto de saturação, a um ponto em que detém o máximo de energia possível sem entrar em ebulição. Ao ser aplicada energia adicional, a pressão de vapor do líquido atinge a pressão de vapor do ambiente adjacente e o líquido começa a evaporar. O vapor resultante se separa do líquido residual, restando a concentração do componente não volátil.

Bibliografia:
Evaporação. Disponível em: <http://www.geocities.ws/saladefisica5/leituras/evaporacao.html>. Acesso em: 18 jun. 2012.
Evaporação. Disponível em: <http://www.barr-rosin.com/pt/aplicacoes/evaporacao.asp>. Acesso em: 18 jun. 2012.