Roteiro para o Estudo da Língua Francesa - nível intermediário

Por Leandro Cabral
Alguns assuntos podem se repetir no decorrer do roteiro pois o ensino de uma língua estrangeira é cíclico, ou seja, vê-se várias vezes a mesma coisa, porém cada vez mais profundamente.

O nível intermadiário será dividido em três partes, sendo que cada uma tem a duração média de 50 horas/aula nos cursos regulares.

> Primeira parte – gramática:

1. Pronomes interrogativos, pronomes demonstrativos, advérbios, imparfait e plus-que-parfait (imperfeito o mais que perfeito), pronome relativo DONT.

2. Concordância do particípio passado nos tempos compostos, alternância passé-composé e imparfait, adjetivos e pronomes indefinidos, expressão do tempo, futuro anterior.

> Primeira parte – léxico:

1. O mundo do trabalho: status, relações, qualidades, formações, carreira; o mundo da escola: jogos e atividade escolares.

2. Incidentes e acidentes diversos: infrações ao código de trânsito, acidentes de trânsito, delitos, acidentes e incidentes domésticos; transformações das pessoas, das paisagens e dos objetos.

> Segunda parte – gramática:

1. Pronomes possessivos, subjuntivo presente, alternância entre indicativo e subjuntivo, negação.

2. Condicional presente, expressão da condição, expressão da causa, condicional passado, expressão da hipótese, expressão da consequência.

> Segunda parte – léxico:

1. Os sentimentos e suas manifestações: amor, alegria, cólera...; o mundo da cultura e das mídias: leitura, música, manifestações culturais e esportivas.

2. Meio-ambiente e sociedade do futuro; manual de instruções dos produtos alimentícios e dos aparelhos eletro-domésticos.

> Terceira parte – gramática:

1. Expressão da oposição e da concessão, estilo indireto, expressão do objetivo, forma passiva.

2. Particípio presente e gérondif (gerúndio), tournure presentativa.

> Terceira parte – léxico:

1. O corpo humano e as doenças: partes do corpo, doenças e acidentes de saúde; aninais; acidentes e catástrofes: catástrofes naturais ou causadas pelo homem.

2. Léxico da narração, léxico administrativo.

* Como foi dito anteriormente, este roteiro segue uma ordem utilizada amplamente pelas escolas de língua francesa no Brasil e no mundo, atravéz de métodos criados para esta finalidade.