Tipos de Uvas

Por Anna Adami
Fruto da Videira e oriunda da família denominada Vitaceae, a Uva é uma fruta adocicada e bastante utilizada para a produção de suco, geléia, passas e vinho. Sua origem pode ser de diversas variedades de Videira, como a Vitis Aestivalis (Uva tipo Norton, utilizada para a fabricação de vinho), Vitis Rotundifolia (Uva tipo Muscadínea, utilizada para preparar doces), Vitis Riparia (Uva tipo bravio de origem norte-americana), Vitis Labrusca (também de origem americana, utilizada para produção de suco) e a Vitis Vinifera Uva do tipo Videira bastante utilizada para a produção de vinho na Europa).

A Videira, também chamada de Parreira é uma planta do tipo trepadeira, com tronco retorcido e ramos flexíveis. Sua origem é a Ásia, mas é mundialmente cultivada em regiões de clima temperado. Com seu fruto, a Uva, pode-se prozudir vinho das mais variadas espécies. O cultivo da Uva se iniciou no Oriente Médio, sendo o vinho tinto um dos principais produtos, cujos primeiros relatos de sua produção foram na Armênia Antiga, cerca de 4mil a.C. No Século IX, a cidade de Shiraz (Pérsia) e Hieróglifos (Antigo Egito) detinham grande parte do cultivo de uvas, além da Grécia, Roma e Fenícia. Com a sua expansão comercial, as regiões da Europa, América do Norte e norte da Africa também se destacaram pelo cultivo de uva.

As uvas crescem em pequenos cachos que variam de 1o a mais de 300 frutos, as quais podem ser rosa, laranja, verde, vermelha ou preta. Além do vinho, são usadas para a produção de refrigerante, sorvete e sua casca fabrica o Panetone. Os tipos de Uva são das seguintes espécies: Vitis acerifolia, Vitis aestivalis, Vitis amurensis, Vitis arizonica, Vitis x bourquina, Vitis californica, Vitis x champinii, Vitis cinerea, Vitis x doaniana, Vitis girdiana, Vitis labrusca, Vitis x labruscana, Vitis monticola, Vitis mustangensis, Vitis x novae-angliae, Vitis palmata, Vitis riparia, Vitis rotundifolia, Vitis rupestris, Vitis shuttleworthii, Vitis tiliifolia, Vitis vinifera e Vitis vulpina.

As variedades e tipos de Uva são: Cabernet Sauvignon (que pode ser encontrada nos Estados Unidos, México, Brasil, Chile Austrália e Nova Zelândia), Merlot (natural de Bordeaux), Malbec: (da região francesa de Cahors), Syrah (Vale do Rhône), Pinot Noir (Borgonha), Gamay (Beaujolais), Carménère (Bordeaux), Cabernet Franc (Vale do Loire), Grenache (Vale do Rhône), Tannat (França), Tempranillo (Espanha), Sangiovese (Toscana), Nebbiolo (Piemonte), Barbera (Piemonte), Dolcetto (Piemonte), Chardonnay (Borgonha), Sauvignon Blanc (Loire), Riesling (Mosel), Viognier (Rhône), Chenin Blanc (Loire), Gewürztraminer (Alsácia),  Pinot Gris (Alsácia), Sémillon (Bordeaux), Moscatel (Gewürztraminer),  Furmint (Tokaj), Palomino (Jerez).

Fonte:
http://www.vinhosnet.com.br/paginas.php?codigo=20
http://www.momentodovinho.com.br/index.php?dispatch=pages.view&page_id=13