Unicef

A Unicef – traduzindo de seu significado na língua inglesa: Fundos das Nações Unidas para a Infância - é uma instituição originária da Organização das Nações Unidas; ela tem como meta proteger os direitos infantis, procurar oferecer soluções às suas carências elementares e promover seu desenvolvimento integral.

Ela é a única associação planetária devotada completamente ao público infantil, por este motivo é orientada pelos artigos contidos na Convenção sobre os Direitos da Criança, dedicando-se ao cumprimento de seu conteúdo, em convênio com Estados Nacionais e outras entidades locais.

Entre seus projetos constam atuações persistentes nas esferas da saúde, educação, nutrição, água e saneamento, bem como em contextos trágicos e no socorro às crianças atingidas pelas consequências de confrontos bélicos. Hoje a Unicef está presente em pelo menos 158 nações do Planeta.

Seus integrantes lutam para concretizar os direitos da infância e mais ainda a fim de moldá-los em elementos éticos duradouros e em normas de conduta globais para todas as crianças. No Brasil esta comunidade desembarcou na década de 50 e desde então ela administra as principais mudanças ocorridas no campo das preocupações com os infantes e adolescentes nesta nação.

Vários programas são direcionados para estas gerações em todo o país, entre os quais destacam-se os projetos do leite materno e de vacinação, a ratificação do artigo 227 da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente, a mobilização em volta da acessibilidade global à educação, a luta contra o trabalho infantil, entre outros.

Esta instituição foi criada em 11 de dezembro de 1946, logo após o término da Segunda Guerra Mundial; neste momento crianças de todas as partes, no continente europeu, no Oriente Médio e no território chinês, estavam completamente desamparadas, sem teto, desprovidas de familiares, enfermas, desnutridas.

Neste contexto desolador algumas nações integrantes da ONU se uniram e decidiram trabalhar em prol desta parcela da população mundial. Assim nasceu a Unicef, com a matriz localizada na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Embora sua vocação inicial tenha se limitado ao amparo às vítimas das guerras, a situação de extrema miséria envolvendo crianças em todo o mundo chamou a atenção desta entidade; assim, em 1953 ela assumiu um caráter de auxílio e amparo persistentes, abrangendo um número cada vez maior de países.

Ao mesmo tempo a Unicef se associa aos programas implementados por entidades não-governamentais ou governamentais que desenvolvem projetos circunscritos a determinadas localidades, assessorando-as na solução de cada desafio. Além disso, as empresas bem-sucedidas são amplamente levadas ao conhecimento público e, assim, influenciam os demais grupos e planos voltados para a infância.

Fontes:
http://www.unicef.org/brazil/pt/overview.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/UNICEF
http://www.unicef.pt/artigo.php?mid=18101110&m=1

Arquivado em: Geografia