Aquífero Guarani

Por Caroline Faria
O Aqüífero Guarani é o maior reservatório subterrâneo transfronteiriço de água doce do mundo e está localizado no centro-leste do continente Sul-Americano sob parte da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Com uma extensão aproximada de 1,2 milhão de km² (destes, 840 mil km² estão no Brasil), o Aqüífero comporta cerca de 45.000 km³ de água sob a forma de reservas permanentes e 5 mil m³/s de reservas explotáveis (que podem ser exploradas comercialmente) de acordo com a recarga anual.

O Aqüífero Guarani teria começado a se formar há mais ou menos 245 ou 144 milhões de anos quando as rochas conhecidas como “Guarani” começaram a se formar através de depósitos de camadas arenosas na região da bacia geológica do Paraná formando camadas que variam de 50 a 800 metros e estão situadas a mais ou menos 1800 metros de profundidade.

Também conhecido como “Aqüífero Gigante do Mercosul”, ele congrega formações geológicas sedimentares dos tipos flúvio-lacustres e eólicos desérticos, e suas águas tem uma temperatura que varia, de acordo com a profundidade, de 50 a 85ºC.

A recarga do aquífero se dá, em alguns locais, através de recarga natural por meio de infiltração da água da chuva, em outros locais, ocorre por meio de filtração vertical.

Fontes
http://www.tvcultura.com.br
http://www.ana.gov.br