Exercícios - Absolutismo

Lista de exercícios de história sobre o Absolutismo, retirados de provas des vestibulares.
Ler artigo Absolutismo.

Exercício 1: (FUVEST 2009)

Nicolau Maquiavel, em 1513, na Itália renascentista, escreveu:

Um príncipe não pode observar todas as coisas a que são obrigados os homens considerados bons, sendo freqüentemente forçado, para manter o governo, a agir contra a caridade, a fé, a humanidade, a religião. (...) O príncipe não precisa possuir todas as qualidades (ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso), bastando que aparente possuí-las. Um príncipe, se possível, não deve se afastar do bem, mas deve saber entrar para o mal, se a isso estiver obrigado. (Adaptado de Nicolau Maquiavel. O Príncipe. )

Indique qual das afirmações está claramente expressa no texto:


Exercício 2: (UDESC 2008)

É correto afirmar, em relação ao absolutismo:


Exercício 3: (URCA 2018/1)

“A transformação da renda em trabalho, na renda em espécie nada de fundamental altera na natureza da renda familiar (...). Por renda monetária entendemos aqui a renda fundiária que resulta de uma simples mudança de forma da renda em espécie, tal como esta não é mais do que uma modificação da renda em trabalho (...). A base deste tipo de renda, embora se aproxime a sua dissolução, continua a ser a mesma da renda em espécie, que constitui o seu ponto de partida. O produtor direto é ainda, como antes, o possuidor da terra, através da herança ou de qualquer outro direito tradicional, e deve efetuar ao seu senhor, enquanto proprietário de sua condição de produção mais essencial, a prestação de trabalho excedente na forma de corveia, isto é, trabalho não-pago pelo qual não se recebe equivalente, na forma de um subproduto transformado em dinheiro” (MARX, Karl. O Capital, v. 3, p. 774-777).

Assinale a alternativa que apresenta uma correspondência correta ao que se apresenta no texto acima sobre o processo de transição do Feudalismo para o Capitalismo, no início da Idade Moderna e fase de constituição do Estado Absolutista:


Exercício 4: (Unespar 2015)

Os Estados modernos europeus adotaram, entre os séculos XVI e XVIII, um conjunto de práticas políticas chamadas de Absolutismo, que foi a forma de poder dominante em muitos Estados modernos da Europa. É característica do Absolutismo monárquico: