Guerra Russo-Japonesa

Por Pedro Augusto
A Guerra Russo-Japonesa foi o conflito armado que ocorreu entre o Império do Japão e o Império Russo, que estavam disputando certos territórios da Coreia e da Manchúria, no período datado de 1904 a 1905. O que realmente aconteceu é que os dois países tinham uma grande intenção de conquistar territórios tanto na Coreia quanto a região conhecida como Manchúria (uma vasta região do leste da Ásia que atualmente inclui o nordeste da China), e foi justamente essa disputa, e procura pela dominação que gerou o conflito.

A guerra aconteceu no nordeste asiático da Rússia e fez com que o regime politico do Czar Nicolau II da Rússia fosse extremamente abalado devido a uma série de revoltas, em 1905, envolvendo operários, camponeses, marinheiros e soldados do exército. Houve vários protestos, várias greves contra o regime absolutista do Czar em várias regiões da Rússia, alguns lideres socialistas procuravam até mesmo organizar os trabalhadores em certos conselhos (denominados sovietes), nos quais debatiam as decisões a serem tomadas e seguidas pelo país no ramo da politica.

Houve várias tentativas de acordos diplomáticos para tudo ser resolvido da melhor maneira possível, porém tudo foi em vão. Os Japoneses tomaram posse do porto (Porto Arthur), enfrentaram e confrontaram os Russos, além é claro de derrota-los também. E essa foi a primeira vez na História que um país Europeu foi derrotado por uma nação asiática

Esse confronto, para os Japoneses, é lembrado com bons olhos. Além de serem os vitoriosos, houve uma grande comoção por parte dos Japoneses, afinal, nenhuma outra nação Europeia havia sido derrotada por uma nação Asiática. Além disso o Japão era uma país que já tinha uma certa tradicionalidade militar, tinha um exército muito forte, e uma bela marinha (que apesar de ser formados por barcos de pequeno porte, eles tinham uma grande mobilidade dentro do mar, e principalmente tinha um grande poder de fogo). Foi dessa maneira que os Japoneses conseguiram derrotar os Russos e os impor uma derrota considerada por muitos como humilhante. Essa guerra inclusive, é citada por muitos estudiosos como o grande marco da soberania Japonesa. Foi com essa vitoria que todos começaram a olhar o Japão com “novos olhos”. Com ela que todas as nações (europeias ou não) viram o Japão como uma grande potência imperialista.

Agora no outro extremo temos a Rússia, que além de amargar essa derrota teve que admitir a fraqueza do regime Czarista, pela queda desse regime e posteriormente pela Revolução de 1917.

Fontes:
http://www.guerras.brasilescola.com/seculo-xx/guerra-russojaponesa.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Russo-Japonesa