Prússia

Por Pedro Augusto
A Prússia foi um Estado que surgiu a partir da Prússia Oriental e que exerceu influencia sobre a História da Alemanha e da Europa.

Tudo começou por volta de 1226 onde o Conrado da Marzóvia convidou a Ordem dos Cavaleiros Teutônicos (uma ordem militar cruzada vinculada a Igreja Católica) que se instalavam na Transilvânia, a conquistar algumas tribos prussianas nas suas fronteiras. Após algum período de lutas contras os prussianos, cerca de sessenta anos, os cavaleiros criaram um Estado semi-independente que passou a controlar a região que posteriormente veio a se chamar Prússia, e que hoje são a Estônia, Letônia e Lituânia e uma parte da Polônia.

No século XV a Guerra dos Treze Anos (1454-1466) teve uma grande importância na história do pais, e teve inicio quando a Confederação Prussiana (uma coligação de cidades hanseáticas da Prússia) se rebelou contra a Ordem Teutônica e recorreu a proteção do rei polonês Casimiro IV. Com a derrota militar em 1446 forçou o reconhecimento da soberania do rei Polonês e da Lituânia, sendo assim a Prússia foi divida em dois estados: a Prússia Real, um território que era subordinado ao reino da Polônia e a Prússia Ducal que estava subordinada a Ordem Teutônica.

Em 1618 João Segismundo de Brandenburgo herdou o ducado, e passou a governar de Berlim até o território e Brandenburgo. O estado assim passou a ser chamado de Brandenburgo – Prússia.

Em 1701 Brandenburgo – Prússia tornou-se Reino da Prússia sob as rédias de Frederico I que mais tarde iria fazer com que a Prússia tomasse também a Áustria.

Em 1862, o Rei Guilherme I nomeou Otto von Bismark o primeiro ministro da Prússia e ele estava decido a derrotar os liberais e os conservadores porém sob o controle da classe dominante e da burocracia prussianas. A partir disso podemos citar três grandes batalhas que pode clarear tudo isso que foi falado. Primeiramente houve uma guerra contra a Dinamarca (Guerra dos Ducados 1864), logo após a guerra contra a Áustria (Guerra Austro Prussiana 1866) e com a França (Guerra Franco-Prussiana -1870). Todas essas guerras fizeram com que a Prússia crescesse em relação ao seu território atual, anexando assim novos territórios.

A Prússia continuou sendo a maior potência do Império Alemão e com a derrota na primeira guerra mundial, a Alemanha teve que abrir mão de territórios prussianos ao leste. Já em 1934, antes mesmo da segunda guerra mundial, o governo nazista da Alemanha cancelou a autonomia de seus estados embora o estado prussiano continuasse a existir até o final da Segunda Guerra Mundial.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_Livre_da_Prússia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Prússia
http://www.hoeckmann.de/germany/prussia.htm