AutoCAD

O Autocad (CAD = computer aided design – uso do computador para fazer um desenho ou projeto) é uma ferramenta utilizada para o desenho de diversos produtos em inúmeras áreas, como a indústria automobilística, engenharia, construção civil, arquitetura, informática, etc.

O Autocad foi criado pela Autodesk em 1982, portanto, é um software bastante estável. Foi um dos primeiros programas desse estilo a rodar em computadores pessoais. Atualmente, o autocad só roda em Windows. Algumas versões para Unix foram lançadas no passado, mas foram descontinuadas.

Um dos recursos bastante utilizados no autocad é o efeito de ver os objetos em 3 dimensões (altura, largura e profundidade) ou efeito 3D como é conhecido. É possível virar um automóvel, por exemplo, e ver a parte de baixo, abrir suas portas, motor e obter uma riqueza de detalhes de uma determinada peça em questão de segundos.

Por ser um aplicativo gráfico e bastante completo, quanto melhor forem os recursos do computador (placa de vídeo, cpu, monitor, memória RAM), melhor será a performance do software.

O autocad é dividido nas versões completa (aproximadamente US$4000), LT (aproximadamente US$900 – sem o recurso 3D) e a versão para estudantes a um preço mais acessível. A versão para estudantes é igual à versão completa, porém, não pode ser usada comercialmente e quando impressos, os documentos mostram uma informação dizendo que é uma versão para uso não comercial.

Devido à quantidade de recursos desse software, são oferecidos diversos cursos para poder conhecê-lo melhor e utilizar toda sua potencialidade.
Alguns concorrentes do autocad são: MicroStation, VectorWorks, IntelligentCad.

Para saber mais sobre o autocad, acesse o site da autodesk (em inglês):
http://usa.autodesk.com/

Arquivado em: Informática