C#

O C# (leia-se C-Sharp), é uma linguagem de programação orientada a objetos, que foi desenvolvida pela Microsoft e faz parte da plataforma .NET. Embora a linguagem C# tenha sido criada do zero, foi baseada na linguagem C++ e tem muitos elementos da linguagem Pascal e Java.

A plataforma .NET teve suas bibliotecas inicialmente feitas em Simple Managed C (SMC), porém esta limitou muito o trabalho na plataforma. No inicio de 1999 foi montada uma equipe, liderada por Anders Hejlsberg, com o objetivo de criar uma nova linguagem para a plataforma .NET. Esta linguagem seria criada para desprender a plataforma .NET de outras linguagens, pois o código das linguagens já existentes limitava o desenvolvimento da plataforma.

Esta linguagem foi desenvolvida com o nome de Cool. No momento do lançamento da plataforma .NET, mudaram o nome da linguagem para C#. A criação da linguagem C# ajudou muito no desenvolvimento do .NET, pois a plataforma não precisou se adequar a nenhum código de alguma linguagem já existente. O C# foi criado especificamente para .NET, sendo que muitas outras linguagens tem suporte á C#. Algumas destas linguagens são VB.NET, C++ e J#. Embora a linguagem C# seja considerada muito semelhante ao Java, existem também varias diferenças:

  • Java não tem a função de implementar propriedades nem sobrecarga de operadores, o C# tem esta função.
  • Java não tem a função de implementar um modo inseguro que pode ser utilizado para manipulação de ponteiros e aritmética sem checagem. Esta função é característica do C#
  • Java possui as exceções checadas, enquanto as exceções em C# não são checadas (assim como em C++)
  • Enquanto Java utiliza comentários Javadoc para gerar documentação automática, O C# Utiliza o XML.
  • C# tem suporte à indexadores, e o Java não.

Estas são algumas das funções que o C# desenvolveu e não existem no Java.

O código abaixo foi feito em C# para escrever “InfoEscola” no console:

public class ClasseExemplo {
public static void Main() {
System.Console.WriteLine("InfoEscola");
}
}

Entre as linguagens de programação, o que mais muda é o jeito de escrever o código, e não as palavras em si. Quando uma pessoa aprende uma linguagem de programação, fica muito mais fácil aprender as demais (do .NET), pois as maiores mudanças são na sintaxe, o jeito como esta o código.

Arquivado em: Informática