Como configurar rede no Windows

Para compartilhar informações, arquivos e impressoras, com acesso a mais de um computador, o Windows oferece a opção de configuração de rede. Para tanto é necessário ter uma rede doméstica, que funciona com um roteador e um adaptador de rede. Siga as instruções a seguir para configurar rede no Windows.

Para iniciar, selecione a opção no Painel de Controle e Conexões de Rede. Abrir Central de Rede e Compartilhamento, localizada na barra de ferramentas no menu inferior.

- Selecione qual o tipo de conexão a ser configurada, Local ou Sem fio (Wireless). Na sequência, na lista de componentes da rede instalados, selecione TCP/IP versão 4, e em seguida clique em Propriedades;

- Abrirá uma janela de TCP/IP com as opções Rede/Identificação, Configuração DNS, Gateway e Avançado. O Endereço IP deve ser preenchido com o seu referido número. Na Configuração de DNS ative a opção Ativar DNS e no campo Host insira o nome da sua rede, por exemplo: Casa, Trabalho, Escritório etc., no campo Domínio é a rede a qual o computador pertence. Na opção Ordem pesquisa servidor DNS, inclua a sequência de números: 200.19.254.120 (na janela com pontos), clique em Adicionar, insira a numeração 200.19.254.162 e selecione Adicionar. Em Gateway você deverá acrescentar o gateway da sub-rede e selecione Adicionar. Na opção Avançado marque Definir este protocolo como padrão.

- Para finalizar a configuração da Rede, volte a janela Rede/Identificação, e na opção Nome do Computador coloque o mesmo nome da sua rede. E em Grupo de Trabalho coloque a primeira palavra antes do primeiro ponto, digitado na opção Domínio.

Confirme as configurações realizadas e reinicie o computador. Ao iniciá-lo a sua rede já estará configurada e o seu computador estará pronto, para ser compartilhado com os demais usuários da rede.

Fonte:
http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/start-here-to-set-up-a-home-network-in-windows-7

Arquivado em: Informática