C++

O C++ é uma linguagem de programação de nível médio, baseada na linguagem C. O desenvolvimento da linguagem começou na década de 80, por Bjarne Stroustrup. O objetivo do desenvolvimento desta linguagem era melhorar uma versão do núcleo Unix. Para desenvolver a linguagem, foram acrecentados elementos de outras linguagens de vários níveis, na tentativa de criar uma linguagem com elementos novos, sem trazer problemas para a programação. No inicio do desenvolvimento, a linguagem usava um pré-processador, mais Stroustrup criou um compilador próprio, com novas caracteristicas.

A primeira versão oficial do C++ apareceu em 1985, juntamente com o livro “The C++ Programming Language”, que esclareceu vários pontos sobre o C++. Em 1989 foi lançada uma segunda versão da linguagem, com acréscimo das caracteristicas: Herança múltipla, classes abstratas, métodos estáticos, métodos constantes e membros protegidos, incrementando tambem um suporte de orientação a objeto. Um ano depois foi lançado o livro “The Annotated C++ Reference Manual”, que se tornou uma base.

O C++ tem uma enorme variedade de códigos, pois alem de seus códigos, pode contar com vários da linguagem C. Esta variedade possibilita a programação em alto e baixo níveis. O C++ apresenta grande flexibilidade, embora seja bom, este fato faz com que a programação seja muito mais cuidadosa para não terem erros.

Alguns fatos sobre o C++:

  • O C++ é uma linguagem criada para ser tão eficiente quanto o C, porém com novas funções.
  • É uma linguagem que suporta múltiplos paradigmas
  • A linguagem da liberdade para o programador escolher as opções, mesmo sendo a opção errada.
  • Muitos códigos podem ser transferidos para C facilmente, pois o C++ foi criado para ter compatibilidade com o C.
  • A linguagem não tem privilégios para alguns grupos de programadores, os comandos são feitos para todas as especialidades de programadores
  • Não é necessário um ambiente de desenvolvimento muito potente para o desenvolvimento de C++.

Alguns dos mais conhecidos programas são feitos em C++, ou parte dos seus codigos são nessa linguagem.  Alguns deles são: Adobe Photoshop, MySQL, Mozilla Firefox, Internet Explorer, Microsoft Windows, entre vários outros.

A linguagem C é mais complicada, e tem de se ter mais atenção a erros de lógica, porem é mais fácil corrigir os erros que em C++, pois muitas das sintaxes do C++ são sutis, e quando se erra alguma coisa mínima, o código simplesmente não funciona, ou em caso de erros menores, o código passa a apresentar problemas muito difíceis de identificar.

Arquivado em: Informática