Flash

Por Yuri Pacievitch
O Flash foi criado nos anos 90, pela empresa Futurewave. Seu nome era, inicialmente, Smartsketch. A empresa mudou o programa, criando um player em Java, e o programa passou a se chamar Cellanimator. Este programa foi feito após centenas de pedidos dos usuários da internet por algo para criar animações pra Web. A Macromedia comprou a Futurewave e trocou o nome do programa para Flash.

O Flash continuou evoluindo, nas mãos da Macromedia, que estava falindo. A Empresa foi comprada pela Adobe em 2005. Logo após a compra os técnicos da Adobe trabalharam e, no mesmo ano, criaram o Adobe Flash Player CS3. Este foi um enorme avanço para o software, nas mãos da maior empresa de design gráfico do mundo. A Extensão dos arquivos a partir da versão CS3 é SWF.

O Flash, desde 1999, passou a ter uma linguagem totalmente nova, o ActionScript, que permite ao usuário criar loops, usar variáveis, condições, ou seja, aumentou em muito as possibilidades no programa.

O Action Script é uma linguagem relativamente fácil, e pode ser usada para criar desde aplicações simples, até efeitos visuais surpreendentes, podendo também suavizar e melhorar os detalhes nos efeitos. Dentro do painel de programação do Flash, tem varias dicas da programação, facilitando ainda mais.

O Flash CS4 não mudou muito em relação ao CS3, já o CS5 apresentou algumas mudanças significativas na parte da Timeline. As animações do flash são feitas em camadas, para fazer o movimento de um objeto, pode-se desenhar o objeto no estado inicial, e o mesmo no estado final, então acrescenta um comando, e o programa faz o percurso, mesclando as duas imagens.

A Internet esta cada vez mais veloz, e a Adobe esta acompanhando esta tendência com o flash, melhorando a programação, códigos, sistemas, deixando mais leve e acrescentando funções que antes seriam impossíveis, pela baixa velocidade na internet.

O Flash é um programa leve e fácil de usar, sendo mais fácil ainda a partir do CS3. Cada vez mais a Adobe está surpreendendo com o Flash, e com as novas versões da linha CS. Este programa é usado tanto por amadores quanto por profissionais, pois seus controles são únicos, mesmo os outros programas não conseguem superar a qualidade do Flash. Atualmente milhões de sites usam Flash em animações, banners, menus, etc.