Historia do Windows

Por Yuri Pacievitch
Antes da chegada da interface gráfica, o computador era utilizado a partir de comandos de texto. Não havia interatividade com o usuário. Era muito complicado passar comandos para a máquina sem ter bons conhecimentos de linguagem de programação.

Com a chegada da interface gráfica, tudo mudou. O Windows não foi inovador, foi uma cópia de um sistema desenvolvido pela Apple, que, por sua vez, foi uma melhoria do sistema da Xerox. A dupla Steve Jobs e Steve Wozniak criaram o Lisa, sistema operacional baseado na interface gráfica da Xerox.

A Xerox era uma empresa de médio porte da época. Os empregados desta empresa foram os criadores da interface gráfica e do mouse. Todas as criações destes funcionários eram de propriedade da empresa. Quando foi apresentada a nova criação para os acionistas, eles riram do mouse “Rato, em inglês” e disseram que nada com o nome de “rato” iria vender nas lojas.

Steve Jobs  ouviu falar da criação e foi investigar. Quando chegou na Xerox, os desenvolvedores da interface gráfica entregaram tudo á ele, ensinaram tudo que ele precisava. Assim Jobs pegou esta nova tecnologia e implantou no Lisa, seu novo computador.

Bill Gates estava, na época, trabalhando para a Apple, e se aproveitando de Steve Jobs, conseguiu exemplares do novo computador, o Lisa. Com isto Bill Gates, que já havia formado uma nova empresa (Microsoft), trabalhou em cima do Lisa, criando o Windows, com algumas melhorias em relação ao sistema de Jobs.

O primeiro Windows era uma junção do sistema operacional MS-DOS com a interface gráfica. A versão NT do Windows foi o primeiro sistema operacional da Microsoft a abandonar o MS-DOS.

A idéia principal da interface gráfica é a de ícones que são manipulados pelo mouse. Quando o Windows foi lançado, tinha ícones iguais aos do Lisa, que ainda não tinha entrado no mercado.

Referências:
HISTÓRIA DO WINDOWS. Disponível em: http://www.historiadetudo.com/windows.html Acesso em 29 dez. 2010.

PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO. Direção: Martyn Burke. Estados Unidos: Time Warner Company, 1999. 1 DVD.