HTML

O HTML é uma linguagem de marcação utilizada para desenvolvimento de sites. Esta linguagem surgiu junto com o HTTP, ambos possibilitaram a internet ser popularizada.

História

O HTML foi criado em 1991, por Tim Berners-Lee, no CERN (European Council for Nuclear Research) na suíça. Inicialmente o HTML foi projetado para interligar instituições de pesquisa próximas, e compartilhar documentos com facilidade. Em 1992, foi liberada a biblioteca de desenvolvimento WWW ( World Wide Web), uma rede de alcance mundial, que junto com o HTML proporcionou o uso em escala mundial da WEB.

Como funciona

O HTML é uma linguagem de marcação. Estas linguagens são constituídas de códigos que delimitam conteúdos específicos, segundo uma sintaxe própria. O HTML tem códigos para criar paginas na web. Estes códigos que definem o tipo de letra, qual o tamanho, cor, espaçamento, e vários outros aspectos do site. No início era muito complicado aprender HTML, pois eram muitos comandos para fazer algo simples. A cada nova versão, o HTML fica mais fácil de utilizar, e adquire mais funções. Atualmente qualquer pessoa pode acessar a internet a aprender a construir um site básico em questão de horas, seguindo os passos de tutoriais e aprendendo as funções de cada código.

O HTML foi a primeira linguagem de nível mundial, porem não é a única. Existem muitas outras linguagens destinadas á criação de paginas da web, porém o HTML ainda prevalece. Atualmente já é possível integrar varias linguagens na mesma pagina da Web, sendo possível usar duas ou mais linguagens no mesmo site.

Para criar e editar códigos em HTML é necessário qualquer editor de texto comum, como bloco de notas. Para testar os códigos, basta salvar o arquivo em formato .HTML e executar. Para o teste é necessário ter um navegador configurado como padrão. Não é necessária internet, pois o arquivo com os códigos esta na maquina onde esta sendo executado.

Alguns códigos em HTML e suas funções:

  • <title> Define o titulo da pagina.
  • <script> Permite adicionar funções em paginas com script, podendo assim adicionar códigos em Javascript (Este código permite que alguns sites em HTML tenham joguinhos ou animações, verificações de formulários antes do envio para o servidor, entre outras funcionalidades)
  • <style> Define formatação em CSS.

A maioria dos códigos em HTML precisam ter um código de inicialização e um de finalização - são as chamadas Tag's (tag de abertura e tag de fechamento). Por exemplo, para definir o titulo da pagina, é necessário escrever:

<title>Título da minha Página</title>

O </title> serve para “avisar” que ali acaba o titulo, caso não seja posto, todos os códigos definidos depois serão considerados parte do titulo.

Um código HTML para uma pagina onde apareça “infoescola” escrito em vermelho, em um fundo preto:

<HTML>
<Head>
<Title>Título</title>
</head>

<body bgcolor="black" text="red">
Infoescola
</body>
</HTML>

Basta copiar o código para um editor de texto, salvar em .HTML e abrir no navegador.

Existem programas profissionais para criação de páginas em html automaticamente, como o Adobe Dreamweaver, entretanto, com o tempo o desenvolvedor precisará criar páginas complexas demais, sendo necessário ele mesmo digitar alguns códigos html.

Arquivado em: Informática