Impressora

A impressora é um aparelho muito útil no dia a dia de qualquer pessoa. Com ela é possível imprimir documentos elaborados no computador, com letra, fonte, tamanho, tudo como desejado. A impressora reproduz a imagem de um documento geralmente com tinta, mas algumas utilizam lasers.

A primeira impressora surgiu em 1938, criada por Chester Carlson, porém era muito lenta, podendo levar horas para reproduzir uma página. Em 1953 foi criada a primeira impressora de alta velocidade (para a época). Esta impressora foi utilizada no Univac, o primeiro computador comercial da história. Esta impressora fazia a representação das imagens por meio de impacto, então a imagem não era muito nítida.

As impressoras continuaram evoluindo, assim como os computadores, e adquiriram um toque mais sensível aumentando muito a qualidade da imagem impressa. Em 1983, a empresa Hewlett Packard em parceria com a  Canon, criou a primeira impressora a laser. Este tipo de impressora utiliza um laser especial para impressão. A qualidade em relação á tinta duplicou, e foi solucionado o problema de impressão de imagens com muita tinta, que ficavam molhadas e escorriam antes de secar.

A impressora é conectada ao computador via cabo USB, para trocar os dados de impressão, sendo que elas também possuem um processador e memória, de baixo porte, para agilizar o processo.

Alguns tipos de impressora:

  • Impressora de jato de tinta: O tipo mais antigo e comum, utiliza cartuchos de tinta para imprimir. Sua qualidade varia de baixo para médio;
  • Impressora à laser: Impressora com qualidade de imagem de boa á excelente, dependendo da marca. Utilizam lasers para imprimir.
  • Impressoras de estampa: Este tipo de impressora imprime estampas dos mais diversos tipos. Muito utilizada para fazer camisetas.
  • Impressora 3D: novidade no mundo da tecnologia, a impressora 3d cria objetos em 3d a parir de um programa no computador, que faz o design do objeto. Este tipo de impressora já existe a um tempo considerável, sendo ela utilizada para moldes de produtos, para grandes empresas. Ela esta disponível ao público a pouco tempo. O nível de detalhes desta impressora é muito bom, criando de pequenas engrenagens, até motocicletas (logicamente, a maioria dos objetos são somente representações, não funcionando como o objeto original). A impressora 3d não poderá criar aparelhos eletrônicos funcionais, porem alguns objetos que não tem componentes eletrônicos podem ser utilizados.

Referencias:
http://www.historiadetudo.com/impressora.html
http://impressoras.no.sapo.pt/menuex3.htm
http://designdecamisetas.blogspot.com/2010/04/tecnicas-de-impressao-em-camisetas.html

Arquivado em: Informática