Leitor e gravador de CD/DVD

Por Yuri Pacievitch
O leitor e gravador de CD/DVD é um aparelho que reconhece as informações armazenadas nas mídias e transmite estas informações para o aparelho eletrônico, que lê e interpreta os dados. Este aparelho pode ser um computador, um aparelho de DVD, ou qualquer outro dispositivo que tenha um leitor óptico compatível com o tipo de mídia.

Antigamente, a musica era reproduzida por discos de vinil, que comprometiam a qualidade da musica. O vinil usa uma agulha que passa pelo disco e reproduz o som. Esta agulha danifica o disco e atrapalha na qualidade da musica. James T. Russell foi quem inventou o CD, em 1965. Ele estava cansado de musicas com baixa qualidade, então começou a procurar um método de reproduzir a música sem contato físico com a mídia. Ele pensou que a solução estaria na luz, representando os dados binários com claro e escuro, que seriam lidos por um laser.

Esta foi uma importante revolução para a informática, pois este método permite grande armazenamento de dados em uma mídia de tamanho reduzido. Este sistema inventado por Russell foi patenteado em 1970, sendo o primeiro sistema de leitura óptica.

O sistema Óptico só ganhou espaço e reconhecimento no mercado quando começou a ser produzido em massa pela Philips, nos anos 80. Os primeiros CDs comerciais tinham uma capacidade de gravar musicas numa duração máxima de 74 minutos, em homenagem á 9ª Sinfonia de Beethoven (O formato para gravação era WAV).

A fabricação dos CDs consiste na prensagem de uma camada de policarbonato em um molde, que passa por um longo processo para poder receber dados. Geralmente a gravação não pode ser desfeita, mais atualmente existem mídias que permitem a “limpeza” dos dados e gravação de outros dados na mesma mídia.

O DVD apareceu em 1990, em uma competição entre algumas empresas que vendiam CD-R.  A Sony abandonou o desenvolvimento de sua nova mídia, e a Toshiba continuou com o Super Density Disc, porem com algumas mudanças impostas pela Sony. Com isto, foi lançado o DVD 1.5, lançado oficialmente em 1995. O DVD usa um leitor semelhante ao do CD, porem algumas diferenças impediram o leitor de CD ler o DVD. Atualmente existem leitores que gravam e interpretam as duas mídias.

Os DVDs são compostos por “faces” e “camadas”. Um DVD com uma face e uma camada, armazena ate 4.7 GB. Um DVD com uma face e duas camadas, armazena ate 8.5 GB. Um DVD com duas faces e duas camadas armazena ate 17 GB. Atualmente (ficou popular em 2007) uma nova mídia apareceu no mercado, o Blu – Ray. Esta mídia não é compatível com os leitores de DVD, pois tem capacidade de armazenamento ainda maior. O leitor de Blu – Ray tem um preço bastante elevado, pois esta mídia aceita mais de 4 horas de vídeo em HD 1080p, sem perda de desempenho.

Referencias
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/512/1
http://eletronicos.hsw.uol.com.br/dvd.htm