Manutenção básica do computador

Por Gabriel Andrade
Se o seu computador está meio lento, se a internet anda travando muito ou alguns programas estão demorando mais que o normal, o seu computador realmente está precisando de uma manutenção, pra fazer isso é só seguir o passo a passo a seguir.

Cada vez que se navega na internet vários arquivos são baixados no seu PC para que ele execute a página requerida. Apagando eles você além de liberar espaço no disco ajuda seu PC a ficar um pouco mais rápido.

- Vá em Menu iniciar > Painel de Controle.
- Depois clique no ícone Opções da Internet. (Figura 1)


Figura 1. Menu Iniciar > Painel de Controle.

- Depois clique no ícone Opções da Internet. (Figura 2)


Figura 2. Painel de Controle > Opções da Internet.

- Logo em seguida aparecerá a janela ‘Propriedades da Internet’ (Figura 3). Na guia ‘Geral’, clique nos botões ‘Excluir cookies...’, confirme a exclusão (figura 4), ‘Excluir Arquivos...’, neste último botão será exibido uma janela de confirmação, cheque a opção ‘Excluir todo o conteúdo off-line’ e clique no botão ‘OK’ (figura 4), por último clique no botão ‘Limpar Histórico’, neste botão também é exibido uma janela de confirmação (figura 4) , clique no botão ‘OK’.


Figura 3. Propriedades da Internet.


Figura 4. Telas de Confirmação.

Quando se instala programas novos, se ouve música pela internet ou até mesmo navega normalmente na internet, o Windows XP grava arquivos de informações temporários numa pasta chamada TEMP (de "temporário"). Que são importantes somente no momento da execução, podendo depois ser excluídos. Estes arquivos na maioria das vezes deixam muito lento nosso PC.

- Vá em Menu iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Limpeza de Disco (Figura 5).


Figura 5. Caminho até o programa Limpeza de Disco.

- Espere o programa carregar, depois é só marcar as opções ‘Downloaded Program Files’, ‘Temporary Internet Files’, ‘Páginas da Internet off-line’, ‘Lixeira’ e ‘Arquivos Temporários’. Caso alguma outra opção esteja marcada desmarque (Figura 6).


Figura 6. Programa de Limpeza de Disco.

O disco do nosso PC é como uma grande estante de livros, quando se tira um livro fica um espaço vazio até que a estante seja reorganizada. Acontece a mesma coisa quando excluímos arquivos do disco. O recomendado é fazer este procedimento uma vez por semana, de preferência depois dos dois passos acima.

- Vá em Menu iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Desfragmentador de disco (Figura 7).


Figura 7. Caminho até o programa Desfragmentador de Disco.

- Clique no botão Desfragmentar e espere o programa terminar.No final é exibido um relatório com os arquivos que não foi possível reorganizar.Clique em OK e feche o programa (Figura 8).


Figura 8. Programa Desfragmentador de Disco.

Após estes passos é só reiniciar seu PC e sentir a diferença. O ideal é fazer estes procedimentos toda semana. Para que quando você quiser usar seu PC ele sempre esteja em ótimas condições.