Memoria RAM

Por Yuri Pacievitch
A memória RAM (Random Access Memory - Memória de Acesso Aleatório) é um hardware de armazenamento randômico e volátil de memória. Isto significa que esta peça armazena dados de programas em execução enquanto o computador está ligado.

A memória RAM é de acesso rápido, ou seja, é essencial para acompanhar a velocidade do processador. Este tipo de memória recebe as informações do HD, e as armazena temporariamente, disponibilizando este conteúdo ao processador. Seria muito mais lenta a execução de um programa caso o processador tivesse que procurar os dados diretamente do HD.

Um exemplo da utilidade da memória RAM é um documento de texto. Enquanto o usuário esta digitando e editando o texto, os dados ficam na memória RAM. Após o arquivo ser salvo em um diretório, passa a ser armazenado no disco rígido.

Caso haja algum problema com a máquina e a mesma desligue enquanto o texto esta sendo editado, as informações serão perdidas, e a ultima informação salva estará no HD. (Existem alguns programas que salvam automaticamente os arquivos no HD, em pastas temporárias, ou o usuário pode programar um tempo para salvar automaticamente, como os programas do Microsoft Office mais recentes).

Os jogos eletrônicos são alguns dos softwares que mais utilizam memória, assim como programas de edição de imagem e vídeo. No caso dos jogos, a cada segundo é necessário carregar uma nova textura ou animação, isto exige uma memória bastante rápida e ampla, ou os arquivos podem chegar ao processador com lentidão, causando assim o famoso “travamento” no jogo ou programa.

Existem 3 memórias RAM no mercado, basicamente: DDR DDR2 e DDR3, sendo a DDR3 a mais potente no mercado atual. Cada um destes tipos de memória tem uma velocidade, esta sendo medida em MHz. O avanço da tecnologia nesta área é surpreendente. A pouco tmepo foram descobertos novos materiais para produzir o núcleo de armazenamento das memórias. É muito provável que logo estejam no mercado memórias RAM com 10 GB, ou mais.

Isto é necessário, já que os programas e aplicativos para computador não param de evoluir também. A cada dia são lançados programas e jogos que usam mais da capacidade do computador. É um tipo de guerra entre os criadores de programas e os fabricantes de peças. Quem paga caro por isto são os consumidores, que são obrigados a trocar suas máquinas a cada ano para poderem rodar tudo de mais atual.

Vale lembrar que um computador é um sistema de peças trabalhando em conjunto. Não adianta o usuário ter uma memória RAM de DDR3 e um processador fraco, ou então uma placa mãe de baixa qualidade.

Fonte:
O que é Memória RAM . Disponível em http://www.baixaki.com.br/tecnologia/918-o-que-e-memoria-ram-.htm.