Microsoft Office

Por Yuri Pacievitch
O Microsoft Office é um pacote de aplicativos da Microsoft, muito úteis tanto para iniciantes quanto para profissionais. O Office tem uma licença paga, embora o preço esteja sendo reduzido nos últimos anos, a pirataria continua forte com este pacote de programas.

Já existem versões Free do Office, que tem algumas funções reduzidas. Estas versões Free têm formatos diferentes, mas os arquivos são reconhecidos pelo Office pago, assim como os programas gratuitos reconhecem os arquivos do Office. Os formatos da Microsoft já são padrão mundial. Os programas mais usados do pacote Office são:

  • Access: Um programa de uso fácil, usado para criar pequenos bancos de dados. Muito usado em aprendizagem, já que sua capacidade não é tão grande.
  • Excel: Mundialmente conhecido, o Exel é um programa para criar planilhas, armazenar dados, fazer operações matemáticas, criar tabelas de clientes, e ate mesmo tabelas para bancos de dados.
  • Outlook: programa para gerenciar emails, muito eficiente, embora esteja perdendo o uso.
  • PowerPoint: outro programa muito importante. Cria apresentações de slides, com animações, imagens, vídeos e muitas outras funções. Perfeito para apresentações de trabalhos escolares e projetos de empresas. Sua funcionalidade permite a pessoas sem nenhum conhecimento aprender a usar facilmente.
  • Word: O Word é o mais usado entre os programas do pacote Office. É um programa de produção de texto, tendo nele corretor ortográfico, varias fontes, tamanhos de letras, e diversas outras funções.
  • Lync: O lync é um programa de comunicação social não muito conhecido, mais esta ganhando força nos últimos tempos. Este programa, alem de poder conversar via chat, tem uma opção para receber ligações telefônicas.

O pacote Office vem melhorando cada vez mais, trazendo facilidades para os usuários. A Microsoft tenta combater a pirataria, deixando os preços baixos, porem não tem surtido muito efeito. O campeão de vendas, entre as versões do Office, foi o 97, sendo ele o programa que mais vendeu em menos tempo na história da computação.

Referências:
http://www.homehost.com.br/artigos/microsoft_frontpage_historia_e_conceitos-047.html