Modem

Para entender a história do modem (modem = modulador-demodulador), é necessário conhecer o que veio antes, quais foram os primeiros métodos de transmissão de dados á longa distancia. O código Morse foi o primeiro método que permitiu a comunicação codificada de longa distancia.  Vários códigos foram inventados depois. Com a invenção do telefone, foi possível transmitir a voz por meio de linhas metálicas. Este foi o inicio da transferência de dados. O próximo passo foi a invenção do Fax, em 1843. Após muita evolução, foi inventado o Fax-modem, em 1950.

Um modem PCI antigo.

Este tinha função de transmitir de forma segura informações para o exército americano, utilizando as linhas telefônicas.  Desde então se trabalha para aumentar a taxa de transferência de dados, que no inicio era muito lenta, devido á interferência da linha telefônica. Robert Lucky inventou, em 1965, os equalizadores, que diminuíram muito a interferência.

A velocidade da transmissão do modem só aumentou desde então. Esta velocidade que determina a velocidade de transmissão de dados, downloads, uploads e acesso à sites. Nos anos 80 era de 14kbits/s, em 1994 já estava em 56kbits/s . Atualmente, a internet comercial esta com um máximo de 100 Mbits/s, no Brasil. Em outros países já começa a venda de internet com um gigabit/s de velocidade. No Brasil, algumas empresas e instituições de ensino têm internet com velocidade de transmissão de 10 gigabits/s.

O modem é um aparelho utilizado para trocar informações entre computadores, utilizando-se de linhas telefônicas. Os computadores trabalham com dados binários (sequências de zero e um), já o modem, com dados analógicos (em forma de onda eletromagnética).

O modem pega o dado binário do computador converte estes dados em sinais analógicos, os quais são transmitidos pela linha telefônica. Chegando ao destino (outro modem) os sinais analógicos são convertidos novamente em dados binários, para serem interpretados pelo computador. O que acontece quando fazemos upload de um arquivo em qualquer site:

  1. A imagem é um agrupamento de dados binários que formam as cores. Estes dados são enviados para o modem
  2. O modem recebe os dados da imagem e transforma em dados analógicos.
  3. Os dados são enviados para o servidor da empresa onde esta sendo feito o upload.
  4. Os dados são convertidos novamente em dados binários e a imagem é salva nos HD’s da empresa.

Todo este processo mostra como o modem trabalha em conjunto com a internet e com o computador.

Arquivado em: Informática