Multifuncionais

Entende-se por dispositivo Multifuncional todo e qualquer aparelho com diversas funções. Com o avanço da tecnologia, se tornou muito comum a junção de mais de uma utilidade em um único equipamento. Os aparelhos são integrados com as funções de Fax/telefone, Impressora, Copiadora e Scanner.

Os equipamentos Multifuncionais são amplamente utilizados em residências, empresas de todos os segmentos e órgãos públicos. As principais características deste dispositivo são de acordo com a marca do fabricante e funcionalidades específicas. No geral são compatíveis com diversos sistemas operacionais, Windows, MAC OS, LinuxComo podemos citar algumas empresas de grande relevância no segmento de Multifucionais, são elas: HP, Xerox, Canon, Minolta, Samsung, entre outras. 

Cada fabricante foca em uma determinada linha de produtos, e para cada área com por exemplo, para uso pessoal e doméstico ou para uso em escritórios comerciais. A diferença se dá por conta das funções e demais aspectos técnicos dos aparelhos, que possuem até tipos de design especiais para determinados ambientes.

A atual tecnologia deste tipo de equipamento leva em consideração as mais avançadas especificações técnicas e de leitura de documentos por exemplo, todo aparelho Multifuncional possui um Software específico, contendo as coordenadas e demais aspectos que potencializam as funções. Os dispositivos modernos possuem a possibilidade do usuário salvar um documento em formato PDF, além de fazer a transferência do documento automaticamente em arquivos de extensões TIFF, BMP ou JPG.

São também considerados sistemas Multifuncionais os aparelhos com a opção de transmissão de dados por meio de tecnologias Sem Fio (Wi-fi) e via Bluetooth. A configuração de um dispositivo deste tipo é a de permitir a introdução de dados do exterior, para um outro aparelho (Computador) ou sistema, com o objetivo de processá-las.

Os tipos de Multifuncionais podem de diversos tipos também denominados de WorkStation, por sua versatilidade de funções, podem ser:

  • Impressoras a Jato de Tinta ou Laser, com scanner e a opção de Fax, também telefone e secretária eletrônica;
  • Scanner de mesa ou móvel, para ser levado para diversos ambientes, com a capacidade de digitalizar imagens e enviar diretamente a impressora;
  • Copiadora ou Máquina de Xerox, que são máquinas geralmente utilizadas em estabelecimentos comerciais e empresas.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Equipamento_multifuncional
http://info.abril.com.br/reviews/multifuncionais/

 

Arquivado em: Informática