MySQL

O MySQL foi criado na Suécia, por David Axmark, Allan Larsson e o finlandês Michael Widenius. Eles começaram o projeto em 1980. O MySQL é um SGBD, um Sistema de gerenciamento de banco de dados, que usa a linguagem SQL como interface.

Este banco de dados é conhecido por sua facilidade de uso, sendo ele usado pela NASA, HP, Bradesco, Sony, e muitas outras empresas. Sua interface simples, e também sua capacidade de rodar em vários sistemas operacionais, são alguns dos motivos para este programa ser tão usado atualmente, e seu uso estar crescendo cada vez mais.

O MySql está em constante desenvolvimento. Embora seja um dos bancos de dados mais utilizados no mundo, ainda se encontram alguns bugs, que são resolvidos com atualizações frequentes.

O MySQL é protegido por uma licença de software livre, desenvolvida pela GNU. É também um dos programas que vem geralmente instalado com o GNU/Linux.  Este banco de dados é muito utilizado para sites e programas de cadastro de lojas.

Algumas das vantagens do Mysql em relação a outros bancos de dados do mesmo porte: tem uma facilidade maior para programação, tem funções mais simples, pode ser totalmente modificado, entre outras.

Alguns competidores do MySQL são: Oracle, PostgreSQL, SQLServer e Firebird. Entre estes, o único banco de dados de grande porte totalmente free e com código fonte aberto é o MySQL.

Por ter código aberto, facilita sua edição para as necessidades do usuário (desde que este saiba programar bem).

No MySQL, pode-se escolher entre 3 formatos de tabelas, basicamente: ISAM, HEAP e MyISAM, sendo que as versões mais atuais suportam algumas adicionais, como InnoDB ou BDB, dependendo do modo como é compilado. Um banco de dados pode conter tabelas de diferentes tipos.

Quando é criada uma tabela, deve-se escolher o tipo de tabela que será criada. O mais utilizado, e padrão, é MyISAM.

As definições de coluna e tabela são guardadas em um arquivo .frm, criado pelo Mysql. Os índices e dados das tabelas também são armazenados em arquivos separados, dependendo do tipo de tabela.

Estas são algumas das funções de tabela do mysql. Muito mais simples que a maioria dos bancos de dados, porem é mais incompleta em alguns pontos.

Referências:
Banco de dados Oracle, Mysql, Access e SQL Server – Diferenças http://www.luis.blog.br/o-que-e-banco-de-dados.aspx. Acesso em  13 de jan de 2011

Arquivado em: Informática