Photoshop

O Adobe Photoshop é um dos melhores softwares de edição de imagem da atualidade. Usado atualmente por muitas empresas de diversos ramos, e também por revistas, fotógrafos, modelos para dar alguns retoques nas imagens, removendo defeitos, etc.

O Photoshop surgiu em 1990, sendo inicialmente usado como um software para retoques em imagens digitalizadas por scanner. Mesmo a primeira versão já impressionou e mostrou o potencial deste programa.

John Knoll, um dos criadores do programa era (e ainda é), o supervisor de efeitos visuais para cinema da Industrial Light & Magic. Em 1987, Knoll investigava a possibilidade de usar o computador como ferramenta para gerar e manipular imagens, para usar em efeitos visuais de filmes. Ele estava tentando desenvolver algo semelhante a computação gráfica em 3D, e também queria achar um método para fazer pequenos retoques nas imagens.

A utilidade do projeto em fotografias não estava nos planos. O irmão de Knoll incentivou a entrar no ramo das fotografias, Knoll trancou sua matrícula na faculdade e investiu todo seu tempo no programa. Após terminar de desenvolver a primeira versão do Photoshop, e eles fecharam um contrato com a Adobe, em que a empresa distribui o produto, mas os irmãos tem uma parcela das vendas.

O programa evoluiu muito, adicionando recursos de composição, design, e automação. O programa vem acumulando funções, sendo que na ultima versão já é possível simular um fundo, criando uma imagem nova. O usuário pode apagar alguma parte da imagem, como uma arvore ou montanha, e o programa tenta preencher o espaço removido, simulando um fundo.

Esta função ainda esta no começo, mais já ajuda muito, embora não substitua muito bem o fundo quando existem muitos elementos na imagem, ou quando a parte que se deseja substituir é muito grande. Esta nova função tem uma lógica bem simples. O programa analisa a área em volta da parte removida e tenta simular algo que cubra esta área.

Com o Photoshop é possível cortar partes de imagens, colar em outros pontos, pegar pedaços de uma imagem e colocar em outra, mudar as tonalidades, pintar e criar banners para empresas. As últimas versões permitem manipular objetos 3D. Os profissionais conseguem esconder rugas, marcas de nascença, estrias, cicatrizes, e ate mesmo gravidez.

O Photoshop vem evoluindo cada vez mais, a edição fica cada vez mais fácil, e permite as pessoas aprenderem as funções sem fazer cursos. A ultima versão, Photoshop CS5, mostrou que as funções do programa não têm limites.

Referências:
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI4256516-EI4801,00-Photoshop+completa+anos+conheca+a+historia.html

Arquivado em: Informática