Placa de Vídeo

Por Yuri Pacievitch
As placas de vídeo são peças de hardware que transmitem as imagens para o monitor. São chamadas de processadores gráficos, pois processam os dados e os transformam em imagem.  As placas são indispensáveis para alguns programas de edição gráfica, e para um bom desempenho em assistir vídeos, sem contar os games, que precisam de placas cada vez melhores para apresentarem o máximo de desempenho.

As primeiras placas gráficas foram da empresa S3 Graphics, sendo a primeira a S3 trio. Nesta época a ATI também começou a fabricar placas gráficas, uma das primeiras foi a Mach8. Em 1995 apareceu no mercado a primeira placa gráfica com acelerador gráfico 3D, da empresa Virge. Pouco depois a recém formada Nvidia lançou a NV1.

Embora com capacidade de processamento melhor, não conseguiu competir com as placas da Virge, que tinham preços muito mais baixos. Em 1996, a ATI (que na época ainda estava parada nas placas Mach, em 2D) lançou uma nova linha de placas com aceleradores 3D. Na época, a Imagination Tecnologies e a Rendition(3dfx) lançou sua placa Voodoo 1, que alem de um ótimo processamento gráfico, tinha preços muito baixos. A placa fez muito sucesso.

Em 1997 foi a Nvidia que fez sucesso. Lançou a Riva 128 (NV3), sendo esta a primeira placa com suporte a Direct3D no mercado. Em 1998, a 3dfx lançou a placa Voodoo 2, que assumiu o top das placas gráficas novamente.

Em 1999, foram lançadas as placas ATI Rage128, a Riva TNT2 e a Voodoo 3 Da ATI, Nvidia e 3dfx, respectivamente.  A 3dfx tinha tudo para ser a maior empresa de placas gráficas do mundo, porem algumas falhas técnicas e atrasos causou o fim da empresa. Quando ia ser lançada a Voodoo 5, uma placa com tecnologia bem avançada, a Nvidia se aproveitou do atraso e desenvolveu a Geforce 256 e a Geforce 2, enquanto que a ATI lançou a linha Radeon. A 3dfx foi vendida para a Nvidia em 2000.

A Nvidia começou um reinado na área de placas gráficas. Porem a ATI ate a época sem grande destaque no mercado, iniciou um tipo de guerra com o lançamento da Radeon 7000, que era melhor que a placa da Nvidia em todos os aspectos. Logo depois a Nvidia lançou a Geforce 2 GTS. A parir daí continuou a guerra entre ATI e Nvidia, sempre que a Nvidia lança uma placa muito boa, a ATI lança outra para competir.  Este mercado tão competido é bom por um lado, pois as empresas lançam sempre placas melhores, e baixam o preço para competir com as do concorrente. O problema é que as placas desatualizam muito rápido (menos de 3 meses).

Referencias:
http://blogs.forumpcs.com.br/paulo_couto/2004/05/15/comparativo-14-placas-de-video-fx5200-ate-9800xt-2/
http://www.maximumpc.com/article/features/graphics_extravaganza_ultimate_gpu_retrospective