Sistema de Informação Centralizado

Um sistema de informação centralizado (SIC) é aquele executado em uma coleção de máquinas, que se utiliza de seus recursos individuais e possui uma máquina servidora que centraliza todas as informações. São sistemas que possuem pouco poder de processamento sequencial (tempo compartilhado) e necessitam de um mainframe para que possa funcionar com qualidade. Porém, por maior que seja a velocidade de processamento de um mainframe, ele jamais conseguirá alcançar o poder de processamento de vários microcomputadores interligados, como se fosse um único sistema.

Existem três modelos de sistemas centralizados: Monousuário, Cliente-servidor (duas camadas) e Multicamadas. Como características do cliente servidor, geralmente, são utilizadas as máquinas clientes com pouca capacidade e um servidor robusto. Uma outra forma de especificar essa característica é utilizando a expressão "servidor gordo e cliente magro". As regras de negócio ficam armazenadas no próprio banco de dados por "views" e "storage procedures". No cliente, fica somente a interação do sistema com o usuário, as chamadas interfaces, como as telas e os relatórios. Já o sistema Multicamadas é uma melhoria do cliente servidor (duas camadas), em que são separadas as regras de negócio, a interface e o banco de dados.

A segurança é um ponto fundamental em qualquer sistema de informação e uma das vantagens dos sistemas centralizados é que eles possuem um único host que fornece alto grau de segurança, concorrência e controle de cópias de segurança e recuperação. Ao contrário dos sistemas distribuídos que é mais fácil acessar os dados, o que dificulta garantir a segurança dos dados existentes e a privacidade dos dados secretos.

Além disto, em um sistema centralizado não há necessidade de um diretório distribuído, já que todos os dados estão localizados em um único host. Porém todos os acessos aos dados realizados por outro que não seja o host, onde o banco de dados está, gera alto custo de comunicação. O host em que o banco de dados está localizado pode ainda criar um "gargalo" (diz-se que um elemento é o gargalo quando limita o desempenho do sistema), dependendo da quantidade de acessos simultâneos. Podem acontecer também problemas de disponibilidade dos dados, se o host, onde os dados estão armazenados, sair do ar.

Leia também:

Referências Bibliográficas:
STAIR, R. M. Princípios de sistemas de informação. 2. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998
MEIRELES, M. Sistema de informação: quesitos de excelência dos Sistemas de informação operativos e estratégicos. São Paulo: Arte & Ciência, 2004.

Arquivado em: Informática