Software

Por Yuri Pacievitch
Software é um agrupamento de comandos escritos em uma linguagem de programação. Estes comandos, ou instruções, criam as ações dentro do programa, e permitem seu funcionamento.

Cada ação é determinada por uma sequencia, e cada sequencia se agrupa para formar o programa em si. Estes comandos se unem, criando um programa complexo.

Um software, ou programa, consiste em informações que podem ser lidas pelo computador, assim como seu conteúdo áudio-visual, dados e componentes em geral. Para proteger os direitos do criador do programa, foi criada a licença de uso. Todos estes componentes do programa fazem parte da licença.

A licença é o que garante o direito autoral do criador ou distribuidor do programa. A licença é um grupo de regras estipuladas pelo criador/distribuidor do programa, definindo tudo que é ou não é permitido no uso do software em questão.

Um software pode ter varias funções: Jogos, cálculos, Criação de texto, edição de imagem, edição de vídeo, conversão de vídeo, reprodutor de multimídia, acesso á internet, etc. Resumindo, é tudo que pode ser executado no computador.

Existem vários tipos de Softwares:

  • SOFTWARE DE SISTEMA: O Software de sistema é constituído pelos sistemas operacionais(S.O). Os Estes S.O que auxiliam o usuário, para passar os comandos para o computador. Ele interpreta nossas ações e transforma os dados em códigos binários, que podem ser processados
  • SOFTWARE APLICATIVO:  Este tipo de software é, basicamente, os programas utilizados para alicaçoes dentro do S.O, que não estejam ligados com o funcionamento do mesmo. Exemplos: Word, Exel, Paint, Bloco de notas, calculadora.
  • SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO: são softwares usados para criar outros programas, a parir de uma linguagem de programação, como Java, PHP, Pascal, C+, C++, entre outras.
  • SOFTWARE DE TUTORIAL: São programas que auxiliam o usuário de outro programa, ou ensine a fazer algo sobre determinado assunto.
  • SOFTWARE DE JOGOS: São Softwares usados para o lazer,  com vários tipos de recursos.
  • SOFTWARE ABERTO: É qualquer dos softwares acima, que tenha o código fonte disponível para qualquer pessoa.

Todos estes tipos de software evoluem muito todos os dias. Sempre estão sendo lançados novos sistemas operacionais, novos games, e novos aplicativos para facilitar ou entreter a vida das pessoas que utilizam o computador.

Os softwares com código aberto são muito úteis, pois é uma ajuda a quem está começando a programar, assim como as pessoas já mestres em programação. Estes Softwares proporcionam as pessoas compartilharem informações para que todos se beneficiem.

Referências bibliográficas:
Tipos de Software - Você realmente sabe o que é um Software? ; Disponível em: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1908/tipos_de_software_-_voce_realmente_sabe_o_que_e_um_softwarel Acesso em 09 jan. 2011.

O que é um Programa (Software)? ; Disponível em: http://www.cic.unb.br/~jhcf/MyBooks/iess/Software/oqueehsoftware.html Acesso em 09 jan. 2011.