SQL Server

Um SGBD (sistema de gerenciamento de banco de dados) é um programa que gerencia os dados, geralmente utilizando uma linguagem para isso (SQL).

O SQL Server é um SGBD da Microsoft, criado em parceria com a Sybase, em 1988, inicialmente como um complementar do Windows NT, sendo que depois passou a ser aperfeiçoado e vendido separadamente. A parceria com a Sybase terminou em 1994, e a Microsoft continuou a melhorar o programa após isto.

Esse SGBD é dos mais usados no mundo atualmente, tendo como competidores sistemas como o MySQL e Oracle.

O SQL Server tem versões gratuitas e pagas. O preço da versão paga do SQL Server é bem menor que a média do mercado, embora não perca em qualidade. Este programa é bastante usado em sites, onde são necessários cadastros, e também em sistemas de lojas, onde são lançados os produtos, o preço, marca entre outras informações.

O SQL Server 2008 R2 impressionou por sua simplicidade, que ajuda as grandes empresas, pois diminui o tempo para a criação da database. Esta versão do programa permite ao desenvolvedor usar uma linguagem de programação gerenciada, como C# ou VB.NET, para endereçar as consultas, ao invés de usar declarações SQL. Outra vantagem são as consultas transparentes e orientadas ao conjunto, escritas em .NET.

Algumas características do método de armazenar dados do SQL Server:

1.      DATA/HORA:

O SQL Server 2008 introduz novos tipos de dados de data e hora, conforme as especificações do padrão SQL:

  • DATA: Somente um tipo de data
  • HORA: Somente um tipo de hora
  • DATETIMEOFFSET: Uma datetime com suporte aos fusos horários
  • DATETIME2: Um tipo datetime com mais segundos e quantidade de anos que o DATETIME normal.

2.      HIERARCHY ID: É um modelo de programação flexível, que ajuda a organizar a hierarquia dos dados.

3.      Dados FILESTREAM: Permite o armazenamento de grandes dados binários diretamente no sistema NTFS de arquivos.

4. Compressão de Backup: o backup exige menos I/O (entrada/saída) de disco, o que diminui os custos para manter o backup online.

5. Computações de Bloqueio: As Computações de Bloqueio permitem aos usuários aumentar a profundidade das hierarquias assim como a complexidade da computação.

Estas são algumas das características que foram inovadas na versão 2008. Outro ponto que melhorou muito foi a pesquisa de textos, que se tornou completamente integrada.

O SQL Server é um dos melhores SGBD do mercado, entretanto esta perdendo espaço para o MySQL, pois o MySQL tem código livre, e não tem custo nenhum. Um dos problemas do SQL Server é a dificuldade encontrada, em algumas versões, de suporte para programas de outras empresas, e a dificuldade de instalar o programa em outros Sistemas operacionais, que não sejam o Windows.

Referencias:
http://sqlserversecurity.blogspot.com/2009/07/historia-do-sql-server.html
http://www.compute-rs.com/pt/conselho-672518.htm

Arquivado em: Informática