Windows 7

Por Gabriel Andrade
O Windows 7, ou Windows Seven, é o mais novo sistema operacional da Microsoft (Para quem não sabe Sistema Operacional é um programa básico que controla todo o computador, em outras palavras sem um sistema operacional o computador é um monte de materiais eletrônicos sem utilidade), que veio substituir o Windows Vista e conta com várias surpresas, começando pelos requisitos básicos que são menores que os do seu predecessor, fato inédito até então na família Windows.

windows7

Requisitos de sistema:

  • Processador de 1 gigahertz (GHz) ou superior de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64).
  • 1 gigabyte (GB) de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits).
  • 16 GB de espaço em disco disponível (32 bits) ou 20 GB (64 bits).
  • Placa de vídeo de 128MB compatível com DirectX 9 e com driver WDDM 1.0 ou superior.

Versões do Windows 7:

  • Windows 7 Starter Edition
  • Windows 7 Home Basic
  • Windows 7 Home Premium
  • Windows 7 Professional
  • Windows 7 Enterprise
  • Windows 7 Ultimate

As versões Starter Edition, Home Basic e Home Premium são recomendadas para usuários domésticos, o Windows 7 Starter Edition não vem com a incomoda limitação de usar somente 3 programas simultaneamente como acontece no Windows XP Starter Edition e Windows Vista Starter Edition. A versão Professional é recomendada para usuários de pequenas e médias empresas e conta com recursos adicionais na parte de rede como backup e restauração pela rede e a opção de rodar um programa no Modo Windows XP. A versão Enterprise é recomendada para usuários de média e grande empresa e a versão Ultimate vem com todos os recursos, incluindo suporte a 35 idiomas diferentes e sistema de criptografia BitLocker para disco rígido e discos removíveis.

Características

O Windows 7 tem suporte a processadores de 32bits e 64bits, e compatibilidade de drivers e aplicações garantida com o Windows Vista, porém pode ser que sistemas que trabalhem mais intimamente com o sistema operacional, como anti-vírus, não funcionem. Ele conta com uma quantidade de drivers muito superior aos seus predecessores, principalmente na área de conectividade, na qual pretende facilitar ao máximo a conectividade do computador à internet.

A interface com o usuário recebeu novos recursos muito interessantes, como novos recursos de navegação (Aero Shake, Aero Peek e Aero Snaps), um menu de contexto personalizado por aplicativo (por exemplo, ao clicar com o botão direito no Windows Media Player o menu de contexto exibe os controles de execução). Com o Explorer é possível colocar pastas num mesmo lugar, porém cada uma com origem diferente (chamam isso de conceito livraria), os favoritos são exibidos juntos com as pastas de navegação não tendo mais nenhuma separação entre eles e a pré-visualização de arquivos agora conta com suporte a mais formatos de arquivos, podendo visualizá-los dentro do próprio Explorer sem precisar usar um programa específico.

Mesmo com todos esses recursos o Windows 7 não vem com editor de imagens, editor de filmes e nem mesmo um cliente de correio de forma nativa, porém a Microsoft disponibiliza gratuitamente o pacote de aplicações Windows Live Suite que possui muito mais aplicativos que esses.

Fonte:
http://www.microsoft.com/brasil/windows7/default.aspx