Certificados FCE, CAE e CPE de Cambridge

Por Emerson Santiago

FCE - First Certificate in English

FCE é a sigla correspondente a "First Certificate in English", e refere-se a um certificado destinado
àqueles que desejam um documento que ateste seu domínio da língua inglesa em um nível mais simples. O exame é aplicado pela comissão de exames ESOL da Universidade de Cambridge.

Seus usuários são pessoas que o necessitam para propósitos de trabalho ou estudo no exterior.
É um certificado permanente, não necessita ser renovado, e é aplicado a cada março, junho e dezembro
de todo ano.

O exame é constituído de cinco partes principais:

a) Leitura: 1 hora - Requer a compreensão do inglês utilizado em livros, revistas, jornais, etc.

b) Escrita: 1 hora e 20 minutos - O candidato deve escrever duas peças escritas entre as modalidades estória, carta, artigo, relatório ou ensaio.

c) Aplicação prática: 45 minutos - É uma fase que exige o controle da gramática e do vocabulário.

d) Audição: 45 minutos - O candidato escuta uma série de registros sonoros como discursos, piadas, programas, etc. e deve provar a compreensão das peças.

e) Conversação: 14 minutos - Em grupos de dois a três, o candidato deverá mostrar sua habilidade oral do idioma inglês, intergindo com os outros candidatos e com o examinador.

As notas para o candidato são A, B e C para candidatos aprovados e D, E e U para não aprovados. O exame é aplicado em certas escolas de idiomas pelo globo, designadas pelos responsáveis pela prova.

CAE - Certificate in Advanced English

CAE é a sigla correspondente a "Certificate in Advanced English", e refere-se a um certificado destinado àqueles que desejam um certificado da língua inglesa em um nível mais avançado. O exame é aplicado pela comissão de exames ESOL da Universidade de Cambridge.

O perfil do candidato do teste é de professores de inglês e aqueles profissionais que desejam exercer atividades laborais e acadêmicas e é aplicado 11 vezes no ano desde março a dezembro. É um certificado permanente, não necessita ser renovado, assim como todos os exames patrocinados por Cambridge.

O exame é constituído de cinco partes principais:

a) Leitura: 1 hora e 15 minutos - Demonstra a habilidade do candidato com qualquer tipo de texto em língua inglesa.

b) Escrita: 1 hora e 30 minutos - Explora a habilidade do candidato de escrever em vários estilos literários e dominando a língua, como artigos, críticas, relatórios, etc.

c) Aplicação prática: 1 hora - Exige que o candidato saiba utilizar os diferentes tempos verbais, preposições e todos os outros mecanismos da língua em momento apropriado.

d) Audição: 40 minutos - Requer a compreensão do candidato de um vocabulário utilizado em diferentes modalidades da língua, como em discursos, entrevistas, artigos, etc.

e) Conversação: 15 minutos - Em grupos de dois a três, o candidato deverá mostrar habilidade no uso oral da língua inglesa.

As notas para o candidato são A, B e C para candidatos aprovados e D e E para não aprovados. O exame é aplicado em certas escolas de idiomas pelo globo, designadas pelos responsáveis pela prova.

CPE - Certificate of Proficiency in English

CPE é a sigla correspondente a "Certificate of Proficiency in English", e refere-se a um certificado destinado àqueles que desejam um certificado da língua inglesa em nível o mais avançado possível. É o exame mais complexo oferecido pela a comissão de exames ESOL da Universidade de Cambridge, e exige o domínio da língua em nível similar ao de um falante nativo.

O perfil do candidato do teste é de professores de inglês e aqueles profissionais que desejam exercer atividades laborais e acadêmicas. É um certificado permanente e não necessita ser renovado.

O exame é constituído de cinco partes principais:

a)Leitura: 1 hora e 30 minutos - Exigida a compreensão de textos em língua inglesa na sua totalidade.

b)Escrita: 2 horas - O candidato deve demonstrar que consegue compor peças escritas de diferentes modalidades, como artigos, ensaios, etc. numa média de 300 a 350 palavras.

c)Aplicação prática: 1 hora e 30 minutos - É exigido o desembaraço completo do candidato quanto a vocabulário e gramática.

d)Audição: 40 minutos - O candidato deve demonstrar completa compreensão de vários registros sonoros de diferentes tipos.

e) Conversação: 19 minutos - Em grupos de dois a três, o candidato deverá mostrar sua habilidade oral do idioma inglês, intergindo com os outros candidatos, incluindo-se aí, o examinador.

As notas para o candidato são A, B e C para candidatos aprovados e D e E para não aprovados. O exame é aplicado em certas escolas de idiomas pelo globo, designadas pelos responsáveis pela prova.

Bibliografia:
- http://www.cambridgeesol.org/brasil/ - Página da Universidade de Cambridge/ESOL Examinations - versão
em português com informações sobre os três tipos de exame.