Tempos verbais em inglês

Licenciatura em Letras - Português/Inglês (UNIP)

Na língua Inglesa, assim como em outras, existem os tempos verbais que são as variações do verbo usadas para indicar em qual momento a ação expressada está acontecendo. São eles:

Simple Present (Presente simples): Usado para expressar ações habituais, situações e fatos atuais, verdades universais, além de ser usado para expressar gostos, desejos, sentimentos e opiniões.

  • They like to eat bread for breakfast. (Eles gostam de comer pão no café da manhã)

Simple Past (Passado simples): Usado para expressar situações que já ocorreram e não ocorrerão mais, ou seja, ações que começaram e terminaram no passado. Nesse tempo verbal, é necessário observar se os verbos são regulares (recebem o “-ed”) ou irregulares (mudam de forma) quando conjugados.

  • My brother liked his old job. (Meu irmão gostava do antigo emprego dela) – regular
  • I spoke English with my family. (Eu falava em inglês com minha família) – irregular

Simple future (Futuro simples): Usado para expressar ações que irão acontecer no futuro, além de ações que provavelmente acontecerão no futuro.

  • My brother will cook for us. (Meu irmão cozinhará para nós)

Observação: Outra maneira de formar o tempo verbal no futuro é utilizando o “going to” quando se quer expressar ações que estão, ou que provavelmente estão, prestes a acontecer.

  • We are going to eat a pie, please. (Nós vamos comer uma torta, por favor)

Present continuous (Presente contínuo): Usado para expressar situações que estão ocorrendo naquele momento ou acabaram de acontecer, além de expressar ações que estão sofrendo alteração no momento da fala e situações que se repetem e expressam ações previamente planejadas para acontecer em um futuro próximo.

  • They are reading a book together. (Eles estão lendo um livro juntos)

Past continuous (Passado contínuo): Usado para expressar ações que estão acontecendo em um determinado período no passado, além de expressar situações habituais que ocorrem no passado.

  • I was running last week. (Eu estava correndo semana passada)

Future continuous (Futuro contínuo): Usado para expressar ações que ocorrerão em um momento do futuro já definido.

  • They will be finishing it tomorrow. (Eles estarão terminando isso amanhã)

Present perfect (Presente perfeito): Usado para expressar ações que aconteceram no passado e que continuam no presente, além de expressar ações que ocorreram no passado em um momento não especificado ou que aconteceu recentemente.

  • She has lived at my house. (Ela tem morado na minha casa)

Past perfect (Passado perfeito): Usado para expressar ações que ocorreram antes de outras ações que também já aconteceram.

  • My mother had read the book we arrived. (Minha mãe tinha lido o livro quando nós chegamos)

Future perfect (Futuro perfeito): Usado para expressar ações que estarão sendo finalizadas no futuro, ou seja, ações que serão completadas em um certo momento do futuro.

  • We will have finished to do our exercises by next month. (Nós teremos terminado de fazer nossos exercícios no próximo mês)

Present perfect continuous (Presente perfeito contínuo): Usado para expressar com ênfase continuidade de ações que começaram no passado e continuam até o presente.

  • They have been cooking for us. (Eles têm cozinhado para nós)

Past perfect continuous (Passado perfeito contínuo): Usado para expressar com ênfase a duração ou a repetição de ações no passado que aconteceram antes de outras ações também no passado.

  • We had been waiting for two hours. (Nós temos esperado por duas horas)

Future perfect continuous (Futuro perfeito contínuo): Usado para indicar ações continuas que serão finalizadas antes de um determinado momento no futuro.

  • By next month, they will have been working. (No próximo mês, eles estarão trabalhando)

Arquivado em: Inglês