Escritores da Literatura de Negócios

A literatura utilizada nos cursos de Administração e Negócios, inclusive a de alguns gerentes, é formada principalmente por livros de gestão, de sucesso nos negócios, de superação pessoal e de trabalho em grupo. Eles são essenciais justamente porque se fundamentam em pesquisas, investigações e vivências de renome ou de fracasso de certas esferas administrativas ou organizacionais. É essencial para um empresário estar atualizado sobre o que se passa no universo industrial, conhecer as últimas novidades do mercado e suas propensões. A divisa de todo empreendedor bem sucedido é se modernizar ou ser eliminado pela concorrência. Assim, ele precisa saber praticamente tudo sobre direção, estratagemas, mercado e recursos tecnológicos. A bibliografia de que o bom empresário necessita contém certos paradigmas, iniciativas e normas que configuram o alicerce para todo homem de negócios. Estes livros são os clássicos da literatura de negócios.

Autores e Obras

  • Márcia Luz: Lições que a Vida Ensina e a Arte Encena e Outras Lições que a Vida Ensina e a Arte Encena (com Douglas Peternela); Profissão Mulher – A Arte de Viver Melhor; Agora é Pra Valer; Construindo Um Futuro de Sucesso.
  • Ricardo Semler: Virando a Própria Mesa; The Seven Day Weekend: Changing the Way Work Works; Você está louco!: Uma Vida Administrada de outra forma.
  • Julio Ribeiro: Fazer Acontecer.
  • Fernando Morais: Chatô, o Rei do Brasil.
  • Louis Gerstner: Quem disse que os elefantes não dançam?
  • Bel Pesce: A Menina do Vale.
  • W. Chan Kim e Renee Mauborgne: A estratégia do Oceano Azul.
  • Dale Carnegie: Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas; Como Evitar Preocupações e Começar a Viver; Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios; Como Desfrutar da sua Vida e do seu Trabalho; O Líder em Você; Lincoln – Esse Desconhecido.
  •  Malcom Gladwell: O Ponto da Virada – Como Pequenas Coisas Podem Fazer Grande Diferença; Blinck – A Decisão Num Piscar de Olhos; Fora de Série – Descubra Por Que Algumas Pessoas Têm Sucesso e Outras Não.
  • Robert Waterman e Thomas Peters: Vencendo a Crise.

Fontes:
http://www.eluniversal.com.co/columna/literatura-empresarial
http://marcialuz.com.br/
http://www.businessreviewbrasil.com.br/lifestyle/entertainment/top-10-classicos-da-literatura-empresarial
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ricardo_Semler#Bibliografia
http://fazeracontecer.com.br/blog/julio-ribeiro/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Morais
http://en.wikipedia.org/wiki/Louis_V._Gerstner,_Jr.
http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/06/01/conheca-a-historia-de-bel-pesce-a-menina-que-conquistou-o-vale-do-silicio.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dale_Carnegie#Obras_publicadas
http://blogs.estadao.com.br/a-biblioteca-de-raquel/2011/02/08/gerador-de-best-sellers/