Escritores de Literatura YA

Hoje um novo gênero literário ganha cada vez mais espaço nas prateleiras das livrarias e no foco de várias editoras – a literatura YA ou Young Adult, jovem adulto no idioma português. Há bem pouco tempo atrás era usual afirmar-se, mesmo em países como os Estados Unidos, que a maior parte dos jovens não tinha o hábito da leitura. Este cenário vem se modificando de forma vertiginosa, como se pode perceber pelas listas de livros mais vendidos em todo o mundo; não é incomum ver os livros YA figurarem no topo destes levantamentos estatísticos.

Os livros deste gênero são direcionados particularmente à faixa etária que vai dos 18 aos 25 anos, estágio que sucede o da adolescência, embora eles contemplem também outros leitores. Recentemente a Indigo Books, uma rede de livrarias muito popular no Canadá, promoveu, através de uma fundação por ela mantida, com vistas ao estímulo à leitura, o 1º Teen Read Awards, que teve como objetivo distribuir premiações justamente para esta nova categoria. A entidade percebeu que um investimento neste campo pode incentivar ainda mais o ato da leitura e a alfabetização entre os jovens canadenses.

Autores e Obras de Literatura YA

  • Stephenie Meyer: Crepúsculo; Lua Nova, Eclipse; Amanhecer; Formaturas Infernais; A Hospedeira; A Breve Segunda Vida de Bree Tanner.
  • Carolina Munhóz: A Fada; O Inverno das Fadas; Feérica.
  • Rick Riordan: Série Percy Jackson & os Olimpianos: O Ladrão de Raios; O Mar de Monstros; A Maldição do Titã; Série As Crônicas dos Kane: A Pirâmide Vermelha; A Sombra da Serpente; Série Os Heróis do Olimpo: O Herói Perdido; A Marca de Atena; Série The 39 Clues: O Labirinto dos Ossos.
  • Suzanne Collins: Série As Crônicas do Subterrâneo: Gregor, o Guerreiro da Superfície; Gregor e a Segunda Profecia; Trilogia Jogos Vorazes: Jogos Vorazes; Em Chamas; A Esperança.
  • Cecily von Ziegesar: Série Gossip Girl: As Delícias da Fofoca; Eu Mereço; Do Jeito que eu Gosto; Nunca Mais; Não me Esqueça; Série It Girl: Garota Problema; Garota sem Limites; Garota de Sorte; Série Cum Laude: Com Louvor.
  • Lu Piras: Equinócio, a Primavera; Polaris, o Norte; Renascer, o Sol; Missão, o Futuro; A Última Nota (com Felipe Colbert).
  • Laura Conrado: Freud, me Tira Dessa!; Só Gosto de Cara Errado.
  • Felipe Colbert: A Entrevista Ininterrupta; Ponto Cego; A Última Nota (com Lu Piras).
  • Chico Anes: O Sonho de Eva; Pirapato.
  • Maurício Gomyde: O Mundo de Vidro; Ainda Não te Disse Nada; O Rosto que Precede o Sonho; Dias Melhores Pra Sempre.
  • J. K. Rowling: Harry Potter; Harry Potter e a pedra filosofal; Harry Potter e a câmara secreta; Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban; Harry Potter e o cálice de fogo; Harry Potter e a Ordem da Fênix; Harry Potter e o enigma do príncipe; Harry Potter e as relíquias da morte; Os contos de Beedle, o Bardo.

Fontes:
http://www.dzai.com.br/livrolivre/blog/livrolivre?tv_pos_id=52966
http://www2.teenreadawards.ca/
http://www.lupiras.com/#!a-ltima-nota/cyg8
http://www.lupiras.com/#!a_serie/cee5
http://www.novoseculo.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=850&codigo_marca=0
http://www.felipecolbert.com.br/livros/
http://www.chicoanes.com.br/site/?cat=3
http://www.mauriciogomyde.com/
http://www.jkrowling.com/pt_BR/#/works/os-livros/

Arquivado em: Literatura