Negrinha

Mais um dos livros de contos de Monteiro Lobato, Negrinha foi publicado em 1920, contendo os contos Negrinha, Fitas da Vida, O drama da geada, O Bugio moqueado, O jardineiro Timóteo e O colocador de pronomes. Na segunda edição foram acrescentados mais contos, e hoje chegam ao total de 22:negrinha

  1. Negrinha
  2. As fitas da vida
  3. O drama da geada
  4. O Bugio moqueado
  5. O jardineiro Timóteo
  6. O fisco
  7. Os negros
  8. Barba Azul
  9. O colocador de pronomes
  10. Uma história de mil anos
  11. Os pequeninos
  12. A facada imortal
  13. A policetemia de Dona Lindoca
  14. Duas cavalgaduras
  15. O bom marido
  16. Marabá
  17. Fatia de Vida
  18. A morte do Camicego
  19. "Quero ajudar o Brasil"
  20. Sorte grande
  21. Dona Expedita
  22. Herdeiro de si mesmo

Por alguns, estes são considerados os melhores contos do autor, talvez por serem os mais emotivos e terem caído no gosto do público. Alguns dos contos foram escritos antes da viagem de Monteiro aos EUA, os outros foram escritos somente após a sua volta.

A narrativa é feita em terceira pessoa e nela o autor traz preciosidades quanto ao idioma e experimentos com as linguagens dramática e cinematográfica, fazendo deslocamentos temporais e narrativos, o que faz com que a narrativa seja mais veloz.

As personagens são urbanas e mais mundanas, e os contos abordam situações trágicas, mas também situações amorosas. Na verdade, são verdadeiros retratos da população brasileira do início do século XX, os quais ele retrata com o objetivo de denunciar os erros e criticar os comportamentos daquela sociedade patriarcal e escravocrata.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Negrinha
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/analise-conto-negrinha-monteiro-lobato-625548.shtml
http://www.coladaweb.com/resumos/negrinha-monteiro-lobato

Arquivado em: Contos, Livros