O Caçador de Pipas

O caçador de pipas é um livro escrito por Khaled Hosseini, e conta a história de amizade de Amir e Hassan. A história é contada pelo personagem Amir, um garoto rico e sem escrúpulos que tem como herói seu pai.

O cenário da trama é o Afeganistão durante a década de 70, pouco antes de estourar a guerra. Hassan é o melhor amigo de Amir e seu empregado, os garotos crescem juntos até que um pequeno incidente coloca em cheque a amizade dos garotos: Um campeonato de pipas, Amir consegue conquistar todas as pipas dos adversários, embora a última seja perdida então Hassan vai atrás da mesma. Hassan é violentado e Amir não faz nada para defende-lo, então sua consciência começa a consumir sua cabeça. Então Amir tenta de tudo para afugentar sua culpa. Em meio a esse episódio, o Afeganistão entra em crise e Amir e seu pai são obrigados a se refugiar nos Estados Unidos.

A fase nos Estados Unidos é toda uma controvérsia da vida que Amir e seu pai levavam em seu país natal. O pai de Amir começa a trabalhar em um posto de gasolina e toda a riqueza que os dois estavam acostumados a ter se vai. Passado os anos, Amir se casa, seu pai morre e ele se torna um escritor consagrado nos EUA. Apesar da aparente vida normal, a culpa ainda consome Amir.

Então Amir recebe uma carta, pedindo para resgatar o filho de Hassan que está no Afeganistão. Depois de muito relutar, Amir vai para o Afeganistão e resgata o filho de Hassan, descobrindo que Hassan era seu irmão. Após muitas aventuras Amir consegue ficar em paz consigo mesmo.

O caçador de pipas é considerado um grande sucesso dos livros, no Brasil vendeu já mais de 1 milhão de exemplares e no mundo todo mais de 8 milhões de exemplares. O livro também já ganhou uma adaptação para o cinema e é indicado já por várias organizações para discutir diferenças culturais.

Os principais personagens são: Amir, Hassan, Baba (pai de Amir), Assef (garoto que violenta Hassan).

Arquivado em: Livros