Estatística

Por Marcos Duarte
A palavra estatística é do latim e significa “estado”. Este termo provém do primeiro uso da estatística eu tinha como função o registro de dados (nº de habitantes da população, nº de casamentos...) e a elaboração de tabelas e gráficos para descrever resumidamente um determinado país em números.

Passado muito tempo a estatística evoluiu, tornando-se uma ampla e complexa ciência, tirando conclusões sobre o conjunto todo a partir de amostras representativas.

Uma boa definição de estatística é a de ser um conjunto de métodos especialmente apropriados à coleta, à apresentação (organização, resumo e descrição), à análise e à interpretação de dados de observação, tendo como objetivo a compreensão de uma realidade específica para a tomada da decisão.

Mais precisamente a estatística se preocupa com:

-A coleta, a organização, a sintetização e a apresentação de dados;

-A medição da variação nos dados e levantamento de dados;

-A estimativa dos parâmetros da população e a determinação da precisão das estimativas;

-A aplicação dos testes de hipótese em relação aos parâmetros;

-A análise da relação entre duas ou mais variáveis.

A estatística trabalha com dois conjuntos de dados: o universo e a amostra. Apesar de a estatística se preocupar em obter informações sobre a população, dificilmente ela estuda todos os componentes da mesma (censo).

Não existem estatísticas especiais, como bioestatística e estatística econômica, mas sim aplicações específicas de estatística em determinadas áreas, o que leva a dividir a estatística especificamente para questões didáticas.

A estatística pode ser dividida em duas:

-Estatística descritiva: é a parte que procura os melhores métodos para coletar, ordenar e sumarizar os dados dos experimentos.

-Estatística experimental: é a parte que fornece os métodos de análise e interpretação dos resultados dos experimentos.

Obs. Experimento é uma pesquisa de forma ordenada e controlada que visa gerar informações, obtendo novos dados ou confirmações para hipóteses já existentes.