Enfermagem do Trabalho

Por Ana Paula de Araújo
O enfermeiro do trabalho lidera a equipe responsável pelas atividades relacionadas à higiene, medicina e segurança do trabalho e presta seus serviços ao paciente, que é um profissional de alguma área, em ambulatórios, no seu domicílio ou até mesmo no próprio setor onde este desenvolve suas atividades profissionais.

A equipe de enfermagem do trabalho se dedica a estudar para realizar procedimentos de enfermagem prestando assistência aos profissionais de trabalho das mais diversas áreas, e o enfermeiro do trabalho é o responsável para prescrever ações e adotar medidas de precaução que possam proteger os trabalhadores dos riscos apontados pela biossegurança.

O enfermeiro do trabalho observa as condições de higiene, a segurança no ambiente de trabalho e o grau de periculosidade com o objetivo de planejar e executar diversas ações de prevenção dos riscos de contaminação, acidentes ou outros danos à saúde e integridade física dos trabalhadores.

Ele realiza inquéritos sanitários, cálculo de estatísticas de doenças e de mortalidade dos trabalhadores e estuda as etapas que precedem uma epidemia. Além disso analisa o desgaste dos trabalhadores, os fatores de insalubridade, os riscos do ambiente de trabalho, as condições de trabalho das mulheres e dos trabalhadores menores de 18 anos, tudo isso com a intenção de preservar a integridade física e mental de todos os trabalhadores.

É função do enfermeiro do trabalho, também, treinar os trabalhadores para o uso de equipamentos de segurança necessários para o seu ofício, sempre ressaltando a importância dos mesmos. Este profissional age conforme as normas da Saúde do Trabalho e da Segurança do Trabalho, sendo portanto orientado para assegurar ao trabalhador o cumprimento dos seus direitos.

Esta profissão não é muito antiga, se estudarmos um pouco sobre a época da escravidão, sobre a idade média ou sobre a revolução industrial, por exemplo, veremos que durante muito tempo o trabalhador foi explorado em suas forças físicas e mentais, com pouca ou nenhuma remuneração e uma exigência sobre-humana de esforços físicos e mentais, situações estas que estão sendo aos poucos eliminadas, com a modernização dos trabalhos e algumas leis de defesa do trabalhador. Dentro deste contexto histórico, o enfermeiro do trabalho foi uma profissão criada com o objetivo de propiciar melhores condições para a satisfação do trabalhador e consequente melhor rendimento do mesmo em suas atividades.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Enfermeiro_do_trabalho
http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/4096/atribuicoes-do-enfermeiro-do-trabalho

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.