Exame Físico

O Exame Físico se trata de um conjunto de técnicas para a avaliação física de um paciente. Essas técnicas são utilizadas por profissionais da saúde que visam diagnosticar algum mau funcionamento, doença, anormalidades, etc.

O exame começa assim que o profissional avista o paciente, através de uma observação visual onde ele percebe alguns fatores como alterações na pele (coloração, feridas, manchas, etc ), deformidades, obesidade, movimentos involuntários e em um segundo momento ele aplica um conjunto de manobras e também utiliza algumas ferramentas médicas, tais como: esfigmomanômetro (aparelho de pressão), estetoscópio, termômetro, etc.

O conjunto de manobras é formado pela Palpação, Inspeção, Percussão e Auscutação. Em alguns casos também pode ser utilizado o olfato para o exame.

A Palpação consiste em utilizar o tato para examinar o paciente, o prossional faz pressões em diferentes partes do corpo aprofundando de 1 a 2.5 cm; para a melhor interpretação o profissional deve ser hábil e o paciente deve estar relaxado e confortável.

A Inspeção é feita através da observação visual e a utilização da Palpação.

A Percussão é uma técnica que exige bastante habilidade manual, o profissional executa um movimento rápido na área a ser examinada e produz um som que é avaliado por sua intensidade, altura, duração e qualidade.

A Auscutação é o ato de ouvir o som gerado pelos órgãos do corpo humano e através deles detectar alguma anormalidade.

Existe uma ordem pré-determinada que deve ser obedecida para a realização do exame.

Primeiramente deve-se observer a cabeça do paciente, depois o pescoço, tórax, abdôme e por fim a genitália; seguindo assim o sentido céfalo-podálico (da cabeça para os pés).

Enquanto examina a cabeça, o profissional deve se atentar em detalhes na parte superior da cabeça, no nariz, na boca, nos olhos e nas orelhas. No tórax deve se atentar à caixa toráxica, às mamas, à alterações na pele, ao coração e ao sistema respiratório. No abdôme são examinados o fígado, o baço, os rins, o ânus, outras regiões internas e até mesmo as fezes do paciente. Por fim, examina-se a genitália em busca de alguma anormalidade.

Essa série de exames são classificados como a tríade médica e deve ser sempre usada principalmente pelos clínicos gerais que tem maior contato com vários tipos de pacientes todos os dias. Essa tríade tem um significado bem simples: " Ver, Sentir e Escutar ".

O Exame físico apesar de parecer simples contribui muito para a detecção de doenças ainda no início pois qualquer tipo de alteração da normalidade o paciente deve ser encaminhado para exames mais específicos.

O uso do exame físico por profissionais das áreas de saúde é indispensável principalmente nas redes públicas que atendem as classes menos favorecidas da população que na maioria das vezes não possuem serviços especializados e dependem dessas manobras para garantir o mínimo de saúde para sobreviver.

Fontes:
http://enfermeiro.br.tripod.com/enfermagem/id7.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Exame_f%C3%ADsico
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAUCUAH/exame-fisico-enfermagem

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Exames Médicos, Medicina