Hospitais Universitários

Por Débora Carvalho Meldau
Os hospitais universitários (HU), também conhecidos como hospitais-escola ou hospitais de ensino, consistem em centros de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área da medicina. Em outras palavras, o HU é mantido por universidades ou atua colaborando com as mesmas, objetivando cooperar nas atividades de formação e da investigação de profissionais da área da saúde, como medicina, enfermagem, fisioterapia e nutrição.

A denominação de hospital universitário é atribuída para hospitais que possuem ensino universitário, sendo que os mesmos devem satisfazer determinados requisitos em cada um dos departamentos, serviços e unidades funcionais, necessitando de um número significativo de médicos habilitados, portadores do grau de doutor e uma capacidade assistencial de referência.

Os HUs distribuídos por todo o país são bem heterogêneos com relação à sua capacidade instalada, incorporação tecnológica e abrangência no atendimento. Contudo, todos os HUs estão aptos para desempenhar seu papel com louvor na comunidade onde estão inseridos.

No site do Conselho Federal de Medicina (CFM) é possível encontrar a lista com informações detalhadas sobre os estabelecimentos cadastrados junto ao Ministério da Educação, por região do país.

Fontes:
http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=512&id=12267&option=com_content&view=article
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hospital_universitário
http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=category&id=33&Itemid=46

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.