Medicina Interna

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

A medicina interna consiste em uma especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar grandes quadros sintomáticos em adultos e, particularmente, os polissistêmicos ou que abrange diversos órgãos, de acordo com uma perspectiva global e integrada a outras especialidades.

Para um paciente que apresenta patologias múltiplas ou de difícil diagnóstico, esta é a especialidade médica mais adequada, pois o médico especializado em medicina interna possui uma visão abrangente do paciente, assegurando a integração dos cuidados, recorrendo, quando necessário, à opinião de especialistas de outras áreas.

As atividades clínicas que este profissional desempenha abrangem:

  • Estudo e orientação inicial dos doentes;
  • Coordenação de exames de saúde regularmente;
  • Diagnóstico e tratamento de grande parte das doenças de adultos;
  • Acompanhamento e tratamento do doente crônico;
  • Orientação de pacientes que apresentam quadros complexos, com patologias raras e múltiplas, juntamente com a participação de outros especialistas, quando for necessário;
  • Integração final de dados clínicos e exames complementares, decorrentes da observação dos pacientes por outro especialista.

Embora esta especialidade seja considerada a “mãe” de todas as especialidades médicas e de ter fundamental papel na coordenação científica de todas as atividades médica hospitalar, a medicina interna ainda é desconhecida por grande parte da população e, muitas vezes, pouco valorizada pela própria classe médica.

Fontes:
http://www.ccci.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=29&Itemid=29
https://web.archive.org/web/20120617122411/http://www.clinicahipertensao.com:80/word/?p=25
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=20020&idSeccao=527&Action=noticia

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Medicina
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: