Red Hot Chili Peppers

Por Felipe Araújo
Formada nos Estados Unidos, em Los Angeles, na Califórnia, a banda Red Hot Chili Peppers iniciou suas atividades em 1983. A banda ganhou fama no mundo todo pela mistura de elementos do funk tradicional às guitarras do punk rock e psicodélico e sua primeira formação com o nome de Red Hot Chili Peppers foi composta por Anthony Kiedis (vocalista), Flea (baixista), Hillel Slovak (guitarrista) e Jack Irons (baterista). Outro fator marcante nos RHCPs  eram as apresentações exóticas e clipes irreverentes. Certa vez, os integrantes da banda fizeram um show completamente nus, utilizando meias para esconder suas genitálias (Socks on Cocks). Houve também o episódio em que Flea fez uma participação bizarra em um show do Nirvana no Brasil, tocando o solo de Smells Like Teen Spirit com um trompete.

A banda que originou o RHCP surgiu em 1979, quando os integrantes ainda frequentavam a Fairfax High School, localizada em Hollywood. Aos 15 anos de idade, os adolescentes amigos de escola, Michael Balzary, Hillel Slovak e Jack Irons, juntaram suas predileções musicais e formaram a banda Anthym. Anthony Kiedis era um grande fã desta banda e fazia parte do círculo de músicos da Califórnia. Em 1981, Flea deixa o Anthym e passa a integrar o Fear, banda de punk rock situada em L.A. Já o Anthym, agora com o nome de What Is This?, ganha Kiedis como vocalista e continua com Hillel e Irons.

Após diversas fusões, separações e confusões entre as bandas do circuito, surge, em 1983, a formação original do Red Hot (Kiedis, Irons, Flea e Hillel). Naquela época, o nome do conjunto era Miraculousy Majestic Masters of Mayhem. A banda, na verdade, surgiu de uma brincadeira entre os quatro amigos, que resolveram se apresentar em um clube de Los Angeles. Porém, os integrantes sentiram uma sinergia muito grande e, o que era para ser uma piada, acabou virando um projeto “sério”.

Então, batizaram o grupo de Red Hot Chili Peppers e compuseram duas músicas “Out in LA” e “Get Up and Jump”. Por misturarem ritmos diferentes como o rock e o funk, ficaram bastante conhecidos em Los Angeles, além de contarem com um dos nomes mais estranhos para bandas na história do rock. Anthony Kiedis, em uma de suas caminhadas entorpecidas pela rua, disse ter visto a frase “RED HOT CHILI PEPPERS” piscando em um arbusto psicodélico em formato de pimenta. Outra versão conta que os rapazes adoravam comida mexicana, da onde vem a palavra “chili”, que foi acrescentada ao nome da banda de apoio Louis Armstrong, "Red Hot Peppers", da qual Flea era fã.

Em 1988, Hillel Slovak morre de overdose, sendo substituído por John Frusciante. Mas esta não foi a única mudança na formação da banda. Devido a projetos paralelos, o grupo passou por mais de cinco alterações de integrantes. Entre os músicos, estão nomes representativos para o rock. Arik Marshall, Jesse Tobias, Josh Klinghoffer, Cliff Martinez, Chad Smith, D.H. Peligro e Dave Navarro, ex-guitarrista da banda Jane's Addiction, passaram pelo conjunto, que atualmente (2011) conta com Anthony Kiedis, Michael "Flea" Balzary, Chad Smith e Josh Klinghoffer.

Álbuns lançados:

  • The Red Hot Chili Peppers
  • Freaky Styley
  • The Uplift Mofo Party Plan
  • Mother's Milk
  • Blood Sugar Sex Magik
  • One Hot Minute
  • Californication
  • By the Way
  • Stadium Arcadium
  • I'm with You

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Red_Hot_Chili_Peppers
http://redhotchilipeppers.com/
http://www.redhotchilipeppers.com.br/