Ministério do Planejamento em parceria com a UFPB lança programa que traduz conteúdos para "Linguagem Brasileira de Sinais"

02/05/2016 - 15h02 - Por Karoline Figueiredo

O Núcleo Lavid do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desenvolveu o software público VLibras que permite a tradução de conteúdos como textos, áudios e vídeos para a Linguagem Brasileira de Sinais. O Programa será lançado esta semana pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O VLibras consegue identificar até 11 mil sinais diferentes e beneficiará aproximadamente 10 milhões de brasileiros com diversos graus de deficiência auditiva. O programa é gratuito e para acessar basta baixar o aplicativo no computador ou em outra plataforma móvel como o celular.

O projeto é coordenado pelos professores Guido Lemos e Tiago Maritan, do CI. As despesas com equipamentos e materiais utilizados para criação do software foram custeados pelo Ministério do Planejamento e Rede Nacional de Pesquisa (RNP), com apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Laboratório de Sistemas Distribuídos (LSD) e da Universidade Federal de Campina Grande. O Núcleo Lavid além de realizar pesquisas relacionados à Libras também é referência nacional e internacional em desenvolvimento de tecnologia para TV Digital.

O investimento para realização do projeto foi de R$ 2 milhões e levou 1 ano e 10 meses para ser concluído. O propósito também foi atender a Lei 13.146 de 2015 onde determina que o Órgão Público mantenha sites acessíveis para Pessoas com Deficiência.

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: