ProUni abre período de inscrições

31/01/2017 - 16h26 - Por Karoline Figueiredo





Programa Universidade Para Todos (ProUni) do Ministério da Educação (MEC) abriu hoje (31) as inscrições e seguirá até dia 3 de fevereiro às 23h:59. O estudante já pode acessar o sistema no portal do ProUni e se candidatar em até 2 opções de cursos de seu interesse.

Podem participar da seleção, estudantes que não ainda não tenham diploma de Ensino Superior; que tenham alcançado no mínimo, 450 pontos no ENEM, sem ter zerado na Redação; concluído o Ensino Médio em Escola Pública ou Escola Privada como Bolsistas; comprovem renda familiar conforme critério estabelecido no edital; Pessoas com Deficiência; professores do magistério da rede pública de ensino que integram quadro permanente da Instituição de Ensino.

Os candidatos podem conseguir bolsas integrais ou parciais, dependendo do desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e da renda familiar.

Nesta edição, o Programa está oferecendo 214.110 bolsas de estudos para cursos de Graduação em Instituições Privadas de Educação Superior de todo país. O ProUni está disponibilizando maior número de vagas desde sua criação em 2004. Do total das bolsas oferecidas, 103.719 são integrais e 110.391 são parciais. "Todas as políticas públicas colocadas à disposição dos jovens brasileiros, em especial na área da educação superior, estão preservadas e ampliadas", declarou o ministro da Educação, Mendonça Filho.

De acordo com o edital, o cronograma é o seguinte: a primeira chamada será publicada dia 6 de fevereiro e a comprovação das informações deverá ser feita entre 6 a 13 de fevereiro; a segunda chamada acontecerá dia 20 de fevereiro e o período de comprovação das informações entre 20 a 24 de fevereiro; os candidatos que não forem convocados nas respectivas chamadas poderão manifestar interesse na Lista de Espera entre 7 e 8 de março e as Universidades poderão consultar a partir do dia 10 de março.

Arquivado em: ProUni