UFSC promove o II Encontro Regional do Projeto Interinstitucional "Libras e Saúde"

22/06/2016 - 16h10 - Por Karoline Figueiredo

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) encerra sexta-feira (24) as inscrições para o II Encontro Regional do Projeto Interinstitucional " Libras e Saúde". Poderão participar estudantes e professores envolvidos com a promoção da acessibilidade dos surdos; a comunidade surda local; tradutores e intérpretes de Libras-Português e a comunidade em geral. Os interessados deverão efetuar as inscrições na página do Encontro.

O evento acontecerá nos dias 27 e 28 de junho, no Centro de Comunicação e Expressão da UFSC - Florianópolis SC e contará com a presença de professores, pesquisadores, estudantes e profissionais que realizam atividades e projetos na área da saúde com pessoas surdas.

A iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UFSC em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) possui o propósito de debater assuntos ligados à saúde, interação social e acessibilidade dos surdos. Outro fator importante para realização do Encontro é a difusão do uso da língua de sinais dos surdos na sociedade, destacando a importância e a necessidade da comunicação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) em todos os ambientes.

Embora exista a Lei que estabelece os direitos dos surdos no país, as dificuldades ainda são encontradas no meio social em que vivem. Muitas Escolas e Universidades não possuem infraestrutura necessária para receber esses alunos, além de não haver preparo ou suporte para recebê-los em diversos lugares como consultórios médicos, supermercados entre tantos outros locais.

O Sistema Educacional Federal, Estaduais, Municipais e do Distrito Federal devem garantir a Inclusão do Ensino da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, nos níveis Médio e Superior.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: