Dietas de Emagrecimento

Dieta pode ser definida como tudo o que é consumido, alimentos sólidos e líquidos consumidos por uma pessoa durante um dia. Nesse sentido, uma dieta que visa o emagrecimento deve propiciar a perda de peso através da diminuição do consumo diário de calorias, e do aumento na queima de calorias (gordura) acumuladas no organismo, de preferência potencializada pela prática de atividades físicas.

As dietas de emagrecimento só são eficazes quando, após perdidos os quilos desejados, a pessoa consegue manter o peso, não engordando novamente. Portanto, dietas radicais que prometem que em pouco tempo serão perdidos muitos quilos têm grande chance de causar o efeito sanfona.

A quantidade de calorias a serem consumidas nas dietas vai depender de alguns fatores, como: Sexo, idade, peso, altura e se a pessoa em questão prática alguma atividade física. Geralmente o consumo mínimo diário de calorias recomendado é de 800 calorias. O acompanhamento de uma nutricionista seria o ideal.

Existem dietas de emagrecimento que acabam se tornando dietas da moda. As mais recentes dietas da “moda” são as seguintes:

Dieta de South Beach – incentiva o consumo das gorduras e carboidratos considerados bons. Não impõe limite em relação à quantidade de alimentos a ser ingerida. É dividida em três etapas, sendo que somente na primeira existe restrição a um grupo de alimentos e a última etapa deve ser seguida por toda a vida.

Dieta do Dr. Atkins – é composta por quatro fases: indução, perda de peso contínua, pré-manutenção e manutenção. Na primeira fase os carboidratos são totalmente cortados. Nessa fase a pessoa faz três pequenas refeições na qual são permitidos os alimentos ricos em gordura, como carnes e queijos. Nas fases seguintes os carboidratos vão sendo gradativamente inseridos no cardápio, com o objetivo de determinar qual a quantidade de carboidrato que pode ser ingerida sem causar o aumento de peso.

Dieta do Tipo Sangüíneo – Publicada em um livro, essa dieta indica as pessoas de cada grupo sangüíneo, quais os alimentos que devem ser evitados.

Dieta da Zona – incentiva que a ingestão de calorias diárias seja de 40% de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de gorduras, respeitando uma série de combinações de alimentos de uma lista. Para medir as porções, se faz necessário o uso de uma balança.

Uma pessoa não deve perder peso muito rápido, pois isso causa um grande desequilíbrio no organismo, e aumenta as chances dos quilos perdidos serem rapidamente recuperados.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Nutrição, Saúde